[email protected]

Carta IV

À minha amiga e irmã Aurea

Unidos no coração de Maria

“Não te importa que nós morramos”? Mc 4, 38ss
Pois é, como sabem sou cristão e presbítero da igreja… unidos estamos a todas as comunidades eclesiais no orbe terrestre.
Sim, amiga! um simbolismo muito forte ver a praça de São Pedro vazia …. Mas o povo cristão estava todo lá, numa só oração…. pois, temos um só batismo. E no Senhor somos todos e todas um só povo.

As tochas acesas pareciam iluminar a alma de cada ser humano no mundo… Tudo era silêncio … Até nos toque dos sinos lá no campanário … Nos levavam a chorar … passo a passo o romano pontífice caminhou… nos levava a todos e todas aos pés do divino amor.

Os passos eram lentos que o velho bispo dava em direção ao altar do divino amor, centrados na esperança que a peste irá passar, sim, ela vai passar e um mundo novo vai chegar, na partilha do amor solidário entre todos os povos.

A fala do Papa, o bispo de Roma, foi inspirada no bafejo do Santo Espírito, profundamente centrada na fé, esperança e amor por toda humanidade….
Por que temer?
O Senhor está adiante, manter a fé, a confiança, pois sabemos em quem pomos a nossa esperança. Não devemos perder a fé, mesmo que o medo nos invada de temor… A tempestade vai passar …
A fala do Papa foi norteada por uma antropologia existencial … Onde apresenta que o Senhor cuida de nós.
Apresentou ele as nossas vulnerabilidades humanas, e como somos pertença de uns para com os outros.

Ele nos lembrou ainda as fragilidades da nossa condição humana. Sua fala nos mostra que somos uma humanidade chamada a entrar em sintonia com a força transcendente que é a fé, ela é quem nos leva à transcendência a partir da nossa condição humana.
Uma fala que nos chama a responsabilidade ética, onde todos somos responsáveis por todos …apontado nosso compromisso social diante do momento presente.
Um chamado a responsabilidade política das nações, onde prevaleça a solicitude para com o outro….e que a saúde dos pobres e do planeta sejam cuidadas… Um chamado ao fim das guerras … E que temos de pensar na humanidade como um todo ….para superar esse momento, nos diz o papa, é necessário firmeza, fé engajamento social , temos que reinventar a existência no mundo.
Um chamado a sabedoria; o que nos torna forte é o sensível amor, na compaixão e misericórdia, pois Jesus é o Senhor ….
Sua fala foi norteada pelo chamado quaresmal à conversão, uma mudança de mentalidades … Onde vejamos na luz da Ressurreição, o surgimento de um mundo melhor, de justiça social…
Amiga e irmã, somos chamadas e chamados a nos manter firme no compromisso social das Cebs, sendo um jeito de ser igreja na alegria do Reino que vem, o nosso compromisso com os pobres e excluídos, sendo a voz das memórias é nosso compromisso de fé, de testemunhas do evangelho. Ainda mais precisamos animar as comunidades eclesiais para uma firme ação solidária entre todos e todas da caminhada, somos igreja edificada na fé.

Acorda Senhor!

E Ele nos diz: tenha fé, a tempestade vai passar…
Um novo mundo vamos inaugurar …

Obrigado Santo Padre por suas palavras de fé e compromisso social com a vida … Nos anima na esperança de um novo céu e nova terra.
Em um monte de ausência de lideranças políticas, foi tua fala que veio nos animar ….

Maurício Soares
Com toda a humanidade
Sentindo a presença de Deus Pai

Obs: Imagem enviada pelo autor

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]