“Vocês querem socorrer os pobres, eu quero abolir a miséria” Victor Hugo

  1. A fome tem pressa e é preciso dar o peixe a quem morre de fome. Em uma tragédia, a fome desperta muita gente a contribuir com várias e ambíguas intenções. Às vezes, por compaixão ou pena, para aliviar o sofrimento das vítimas. Outras como caridade visando prosélitos ou a salvação eterna. Há empresas doam para descontar no imposto de renda ou fazer propaganda de sua marca. Muitos candidatos percebem a possibilidade de votos. Não faltam os que aproveitam a ocasião e arrecadam doações para si próprios.
  2. A forma de esvaziar, com ou sem intenção, a radicalidade da solidariedade humana, é reduzi-la a uma mera assistência de gente boazinha. D. Hélder Câmara dizia: “Se dou comida aos pobres, me chamam de santo; se pergunto porque passam fome, me chamam de comunista”. E o cantor popular pedia “seu doutor… não dê esmola”… “porque ela enche de vergonha ou vicia o cidadão”. É preciso dar o peixe, envolver o faminto nessa conquista e convencê-lo a se juntar a outros para retomar o lago que já não é do povo.
  3. Solidária é quem fica feliz com a felicidade e a realização alheia. Quem fica indignada contra a injustiça. Quem trata o próximo com respeito. Quem anima na dúvida e na dor e alerta no erro. Quem partilha o pão, a inteligência, a força e a habilidade com a classe explorada. Quem se dedica à educação da maioria. Quem se derrama em ternura pelas crianças e pelos companheiros. Quem se mete na conspiração e arrisca a própria vida, para construir uma social que reparte o pão, o poder, a beleza e a equidade.
  4. Assim, Solidariedade é a postura e o gesto gratuito e concreto que não faz para receber. Mas, essa atitude que subverte a lógica do mercado, significa um vigoroso protesto contra o descaso, exclusão e uso utilitário do pobre, no esforço de resgatar sua vida, dignidade e protagonismo. A solidariedade, por ser profundamente humana e política, gera confiança e reconhecimento, inspira reprodução e até provoca reciprocidade. Porque essa prática se baseia e se nutre numa causa justa – a fraternidade universal.
  5. Solidariedade é militância, pois, “militantes não vêm para buscar o seu. Vêm entregar sua alma por um punhado de sonhos” (Mujica). “Se sentires a dor dos outros como tua dor, se a injustiça no corpo do oprimido for a injustiça que fere tua própria pele, se a lágrima que cair do rosto desesperado for a lágrima que você também derrama, se o sonho dos deserdados desta sociedade cruel e sem piedade for o teu sonho da terra prometida, então, serás um revolucionário, terás vivido a solidariedade essencial” (L. Boff)
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]