Uma coisa que tenho dito ultimamente para algumas pessoas é o seguinte:
“Se algumas pessoas descobrissem ser portadoras de uma grave enfermidade, a qual lhes garantisse a incerteza de acordar no dia seguinte, sem dúvidas elas tornariam-se pessoas mais felizes!!!”

Quando você perde a garantia do dia de amanhã, naturalmente passa a apreciar muitíssimo melhor a vida e as pessoas. A sua capacidade de enxergar o lado bom de cada ser humano se torna muito maior e, portanto deixa de dar importância àquilo que poderia ser e concentra-se apenas no momento, o egoísmo nos afasta da Essência do ser Humano que é BOA, e nos aproxima do mal, que não deveria fazer parte do ser humano…

A beleza do Aikido está em constituir-se em um caminho capaz de fazer isso pelas pessoas sem que para isso elas tenham que perder a própria vida.
Antes mesmo de me iniciar no caminho do Aikido aprendi que ele é “A Arte da Paz”, e a verdadeira Arte não se resume à quem está certo ou errado…

Mas aquele que é capaz de expressar a beleza de seu coração através de um Kata…

Aquele que está sempre disposto à compartilhar o Tatame e a vida com quem quer que seja…

Aquele que não consegue enxergar divisões e sim pontos de união…

Aquele que olvida as diferenças para viver as semelhanças…

Porque de fato se fazemos tudo isso “…pela Arte que nos UNE” Então é porque, com toda certeza, as pessoas são mais importantes que a Arte, porém sem nunca esquecer que ela é capaz de nos unir.

A vida e o Amigo Sensei Mario Tetto proporcionaram a mim e à meu Grande companheiro de Aikido e Seminários, o Gilberto Francisco Gil, a possibilidade de viver a Arte da Paz com amigos que fiz no Tatame no decorrer dessas décadas de vivência na Arte de Morihei Ueshiba, muito obrigado à todos por esses dias maravilhosos aí em Balneário Camboriú-SC, os queridíssimos Charles Richet, Daniel Ono de Aikido proporcional à sua humildade, o Osmair Fuc e a sua amabilíssima filha, além de ser uma séria praticante, e a todos os companheiros de Seminário, e claro ao Sensei Bruno Gonzales, por sua afabilidade, paciência, didática fantástica e técnica perfeita e nos ajudar em nossas evoluções pessoais. (02.05.17)
Muito Obrigado

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]