www.dedvaldo.blogspot.com.br
domedvaldo4993@gmail.com

A cidade de Penedo viveu dias de intensa vibração cívico-religiosa de 27 de setembro a 7 de outubro último, comemorando o centenário da criação de sua diocese. Todos os atos foram cuidadosamente planejados e executados, no espaço deste ano centenário, pelo dinâmico e competente bispo diocesano, Dom Valério Breda, salesiano.

Os atos mais solenes e significativos foram presididos pelo representante do Papa no Brasil, o Núncio Apostólico, Dom Giovanni D´Aniello, que foi recebido no aeroporto de Maceió pelo Bispo diocesano de Penedo, o representante do Governo do Estado Sr.  Jardel Aderico, Secretário de Prevenção à Violência e o arcebispo emérito de Maceió. Do aeroporto, fomos conduzidos em helicóptero ao Palácio do Governo, onde o Sr. Núncio, acompanhado dos dois bispos,  teve demorado e importante colóquio com o Governador, Dr. Renan Filho. Daí, seguimos no mesmo helicóptero para Penedo, onde o Sr. Núncio iniciou sua extensa e relevante participação nas solenidades comemorativas do centenário.

Os atos mais salientes da programação foram: a novena, aberta na terça-feira, 27, com uma carreata, bênção dos automóveis e hasteamento da bandeira da festa; a missa solene campal de encerramento do centenário em frente à Igreja Catedral, no dia 7 de outubro, presidida pelo Representante do Papa e concelebrada por vários bispos do Regional; a procissão com belíssimo andor da Padroeira, seguida da bênção de conclusão do Santíssimo Sacramento.

Da programação sócio-cultural, convém salientar: a apresentação de várias bandas musicais de escolas de Penedo, um show de calouros e, na sessão solene histórico-cultural, realizada no pátio da frente da Catedral, com um belíssimo tempo, houve a apresentação da Filarmônica Bom Jesus de Matriz de Camaragibe, a obliteração do selo comemorativo dos Correios  e o lançamento do livro do Centenário com palestra do Prof. Moézio de Vasconcellos.

De coração, desejamos todos que se cumpram as palavras do Hino da Padroeira: “É Penedo leal, valorosa; sempre afeita às vitórias da Cruz, como outrora valente, garbosa, sempre, sempre será de Jesus!”

Obs: O autor é  arcebispo emérito de Maceió.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I