www.dedvaldo.blogspot.com.br
[email protected]

A cidade de Penedo viveu dias de intensa vibração cívico-religiosa de 27 de setembro a 7 de outubro último, comemorando o centenário da criação de sua diocese. Todos os atos foram cuidadosamente planejados e executados, no espaço deste ano centenário, pelo dinâmico e competente bispo diocesano, Dom Valério Breda, salesiano.

Os atos mais solenes e significativos foram presididos pelo representante do Papa no Brasil, o Núncio Apostólico, Dom Giovanni D´Aniello, que foi recebido no aeroporto de Maceió pelo Bispo diocesano de Penedo, o representante do Governo do Estado Sr.  Jardel Aderico, Secretário de Prevenção à Violência e o arcebispo emérito de Maceió. Do aeroporto, fomos conduzidos em helicóptero ao Palácio do Governo, onde o Sr. Núncio, acompanhado dos dois bispos,  teve demorado e importante colóquio com o Governador, Dr. Renan Filho. Daí, seguimos no mesmo helicóptero para Penedo, onde o Sr. Núncio iniciou sua extensa e relevante participação nas solenidades comemorativas do centenário.

Os atos mais salientes da programação foram: a novena, aberta na terça-feira, 27, com uma carreata, bênção dos automóveis e hasteamento da bandeira da festa; a missa solene campal de encerramento do centenário em frente à Igreja Catedral, no dia 7 de outubro, presidida pelo Representante do Papa e concelebrada por vários bispos do Regional; a procissão com belíssimo andor da Padroeira, seguida da bênção de conclusão do Santíssimo Sacramento.

Da programação sócio-cultural, convém salientar: a apresentação de várias bandas musicais de escolas de Penedo, um show de calouros e, na sessão solene histórico-cultural, realizada no pátio da frente da Catedral, com um belíssimo tempo, houve a apresentação da Filarmônica Bom Jesus de Matriz de Camaragibe, a obliteração do selo comemorativo dos Correios  e o lançamento do livro do Centenário com palestra do Prof. Moézio de Vasconcellos.

De coração, desejamos todos que se cumpram as palavras do Hino da Padroeira: “É Penedo leal, valorosa; sempre afeita às vitórias da Cruz, como outrora valente, garbosa, sempre, sempre será de Jesus!”

Obs: O autor é  arcebispo emérito de Maceió.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]