www.dedvaldo.blogspot.com.br
[email protected]

O Santo que o mundo católico vai homenagear na próxima terça-feira, dia 31, São João Bosco, o Santo Educador, é o Pai da grande Família Salesiana, que conta hoje com mais de 30 integrantes. Além da Sociedade de S. Francisco de Sales, conhecidos como Salesianos, as Irmãs, Filhas de Maria Auxiliadora, os Cooperadores Salesianos e a Associação de Maria Auxiliadora, ADMA, a grande Família Salesiana agrupa hoje organizações católicas nos cinco continentes, surgidas após sua morte. No Brasil, além das que foram fundadas pelo Santo em vida (1815-1888), temos como membro destacado, a Associação da Canção Nova, fundada pelo Mons. Jonas Abib em 1978, em Cachoeira Paulista, de notável relevo no uso dos meios de comunicação social, especialmente por sua estação de televisão, que cobre grande parte do território nacional.

 Publicada recentemente pela Livraria Editora Vaticana, foi editada obra de notável relevância, com longa entrevista, concedida ao jornalista espanhol Angel Expósito, pelo Reitor Mor dos Salesianos e 10º Sucessor de Dom Bosco, o também espanhol Pe. Angel Fernandez Artime. A entrevista foi publicada, enriquecida por 12 estudos de grandes especialistas em Dom Bosco, tendo entre eles duas Irmãs Salesianas e demais salesianos, estudiosos da vida do Santo Fundador. Traz por título o que encima este artigo, isto é, DOM BOSCO HOJE.

 A figura do santo educador aparece aí com notável oportunidade para nossos dias. Diz Pe. Fernandez: “Em seu momento histórico e em seu contexto, eram de fato os jovens a coisa mais importante para D. Bosco, que viveu sua vocação sacerdotal para os jovens, com radicalidade e coerência únicas. Hoje, talvez, com nossa linguagem e no ambiente do século 21, o convite à coerência, à radicalidade e à esperança de nossa vocação para os jovens são de grande atualidade e constituem para nós precioso desafio.” Narrando o início de seu apostolado entre os jovens, D. Bosco com sua característica praticidade testemunha: “Foi então que pude constatar que os jovens, saídos das prisões, se encontram mão benévola, que toma cuidado deles, assiste-os nos feriados, procura colocá-los a trabalhar com honestos patrões, vai visitá-los algumas vezes durante a semana, esses jovens entram numa vida honrada, esquecem o passado e tornam-se bons cristãos e honestos cidadãos.”

Como D. Bosco hoje é necessário para os jovens, vencidos pela droga e ingressos tão cedo no mundo do crime! …

Obs: O autor é  arcebispo emérito de Maceió.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]