Padre Beto 15 de abril de 2020

pt-br.facebook.com/PadreBetoBauru
https://www.youtube.com/padrebeto
Padre Beto oficial (@padre_beto_oficial) – Instagram

Uma mãe tenta negociar a liberdade do filho e se envolve com Ruiva, advogada do Comando que está desesperada. Ambas precisam de dinheiro, muito dinheiro. Uma pasta de dinheiro do Comando acaba nas mãos da mãe, o que complica a situação de Ruiva. “Salve Geral”, de Sergio Rezende, nos oferece um encontro com as disputas de poder e sobrevivência em torno do atual sistema carcerário.

Jesus se encontra no deserto em um momento solitário de decisão. Esta possui relação com o exercício de poder. Todas as ofertas oferecidas a Jesus são tentações. A tentação está ligada ao desejo. Se não possuo desejo não existe tentação. Mas, a qual desejo estão ligadas as ofertas oferecidas a Jesus? Ao desejo de exercício de poder a serviço do ego. Jesus é tentado a ser um grande rei, dono de reinos e bens materiais. Jesus precisa decidir a quem servirá seu exercício de poder. O importante aqui é compreender que o poder é produtor de individualidade. O indivíduo é uma produção do poder e do saber. Nós somos produzidos pelos poderes que são exercidos sobre nós através de nossos pais, escola, religião, economia. Com o tempo, passamos a exercer poder e, graças a este exercício, nós também nos construímos. Porém, a grande questão é: a quem serve este poder? Jesus, em sua vida, exerceu poder e nós exercemos poder também em nossas vidas. Mas para analisarmos bem quem somos é necessário desmistificar os estereótipos construídos sobre o poder. Nós pensamos que o poder é exercido somente pelo dominante. Nem sempre é assim, pois existe também o poder exercido pelos “dominados”. Um exemplo simples é a criança que aprende que com mimos ou com o choro pode controlar seus pais e adquirir deles o que deseja. A partir daí, a criança pode se tornar o “reizinho” da casa. Existe também o poder exercido pelo submisso, aquele que sorri e concorda com seus colegas de trabalho, com seu chefe, com o padre, simplesmente para receber deles sua admiração. Através de sua submissão ele alcança seus objetivos. Outra questão em relação ao poder é a impressão que temos de que o poder é exercido pela violência e que este tipo de poder é ruim. Nós não podemos nos esquecer que Jesus também agiu com violência no Templo de Jerusalém e isso não foi exatamente ruim. Também não podemos esquecer que muitas pessoas carinhosas e aparentemente pacíficas exercem um poder que não é tão bom para todos. Um exemplo é o político populista que cumprimenta e ouve a todos, mas possui uma prática interesseira. A questão não é como o poder é exercido, mas o que o poder está construindo, que tipo de ser humano ele constrói.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]