[email protected]
https://blogdopadresena.wordpress.com

Boa tarde Gecilene, cá estamos a refletir com você ouvinte. A Campanha da Fraternidade 2020 é promovida pela liderança da Igreja Católica no Brasil, mas o assunto deve interessar a todos os cristãos e pessoas de consciência cidadã. O tema é: Fraternidade e Vida, dom e compromisso. O lema é – viu o necessitado, se preocupou e cuidou dele.

Por coincidência, em plena campanha da Fraternidade, acontece a pandemia do coronavirus, ameaçando as vidas de meio mundo de pessoas. Portanto, a CF. chegou em boa hora, para quem crê em Jesus e para quem crê no valor da vida humana. O apelo da CF é que se priorize a vida acima de tudo, do trabalho, do lucro, até da escola. A vida é um dom de Deus, mas também compromisso de cuidarmos dela, a minha, a sua e as dos outros. Não pedimos para nascer, mas desde que entramos na vida, Deus nos oferece até 95 anos para aprendermos a construir nosso destino e aprendermos a amar e fazer os outros felizes.

Acontece que com a pandemia do coronavirus, o desafio de cumprir essa tarefa, é muito grande. Basta pensar numa cidade como Manaus, com seus 2 milhões e mio de moradores, uma quantidade de bairros e periferias com precariedade de saneamento básico, dificuldades de trabalho e agora, maioria sendo obrigada a ficar em casa, por defesa da vida. Como cuidar da sua, de sua família, de seus vizinhos? em fim. A maioria dos países atingidos pelo coronavirus, está tomando providências adequadas para proteger vidas de seus cidadãos. China, Inglaterra, América do Norte, França, Alemanha, entre outros. O certo seria no Brasil, governos, municipais, estadual e federal pararem outros investimentos e cuidar das vidas de cidadãos. O Brasil tem uma poupança de quase um trilhão de reais, chamada de reserva cambial.

O governo está destinando apenas uns 200 bilhões de reais para emprestar aos empresários, cujos trabalhadores são obrigados a ficar em casa. Outra parte será para um auxílio emergencial de 600 reais por família de baixa renda. Um pouco será para ajudar o SUS em hospitais e equipamentos. Você acha que com essa merreca vai matar a fome de tantas famílias de Manaus? E da Amazônia? E do país? Por que o governo não utiliza ao menos metade dessa poupança de um trilhão de reais, para melhorar as vidas das famílias de baixa renda? por que não pode? Essa poupança não foi fruto dos impostos que todos pagamos? E se a vida é um dom de Deus e temos de cuidar dela, nessa hora de pandemia, é dever moral do governo cuidar dos brasileiros. Infelizmente elegeram um presidente que Não tem nenhum respeito pelos trabalhadores e pelos pobres nem ele, em deputados e senadores nem ministros do STF. Por isso, ouvinte manauara, é que o sofrimento da grande parte dos moradores da bela capital amazonense será ainda muito grande. O Papa Francisco disse estar preocupado com o risco de um “genocídio viral” se for decidido priorizar a economia e não a saúde das pessoas diante da pandemia da Covid-19. A declaração foi feita em carta divulgada nesta segunda-feira pelo Vaticano.

Obs: O autor é membro da organização da Caravana 2016
Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém (PA) e membro do Movimento Tapajós Vivo.
Autor dos livros: Amazônia: o que será amanhã? (Vol I e II) e Uma revolução que ainda não aconteceu.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]