http://institutodomhelder.blogspot.com.br
[email protected]

152ª Circular

Recife, 27/28.2.65

A querida Família Mecejanense

Introitos como o da Santa Missa de hoje (Salmo 30, 3-4) exigem um cuidado extremo: por mais aflitos que, pessoalmente, nos achemos, não temos o direito de parar em nós. Quando se é um com Cristo, quando se tem a Santa Missa nas mãos (com sua riqueza infinita), seria egoísmo imperdoável e esbanjamento terrível deixar de pensar nos milhões de milhões de aflitos de todos os lugares e de todos os tempos.

Perdoem a insistência com que volto a esta tecla: sei que egoísmo não é monopólio de nenhum de nós. E seria pena ver os Salmos transformados em alimento de nosso individualismo. Seria pena que a Liturgia (Cfr. por exemplo, o Introito da Sexagésima) se transformasse em mestra de estreitamento, quando nos deve dar as dimensões do Cristo, com que somos um.

Temo um pouco, também, a oração (atenção, Comissão de Liturgia!):

  • liga a ideia de sofrimento a pecado (o que e apenas um dos aspectos possíveis da realidade; como esquecer que Cristo avisou poda especialmente para os galhos que estão dando frutos!?…).
  • pede que sejamos preservados de toda adversidade Impraticável nesta vida. Depois, o importante não é ser livre de toda adversidade, mas estar preparado pela graça divina para aceitar as adversidades (por exemplo, em plano interno, o incêndio da sala de liturgia da querida Vila; em plano mais largo, a miséria que se alastra e a fome que aumenta).

Em compensação, podemos cair de cabeça para baixo, mergulhar a fundo na Epistola (1Cor. XIII, 1-13). Nesta ante-Vigilia da Quaresma, que boa e bela ideia recordar-nos a virtude das virtudes e a própria razão de ser de nossa vida!…

Mas, pelo amor de Deus, que nenhum de nós se contente em achar belo o elogio da caridade ou em ceder a tentação de pensar que isto e bom para São Paulo… Nossa Quaresma, como nossa vida, valera o que valer nosso amor a Deus e ao próximo…
Dom Helder Camara

Imagem e texto enviados pelo IDHEC – Instituto Dom Helder Camara
. Ver AUTORIZAÇÃO do IDHEC no item OBRAS LITERÁRIAS.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]