http://institutodomhelder.blogspot.com.br
domdapartilha@gmail.com

152ª Circular

Recife, 27/28.2.65

A querida Família Mecejanense

Introitos como o da Santa Missa de hoje (Salmo 30, 3-4) exigem um cuidado extremo: por mais aflitos que, pessoalmente, nos achemos, não temos o direito de parar em nós. Quando se é um com Cristo, quando se tem a Santa Missa nas mãos (com sua riqueza infinita), seria egoísmo imperdoável e esbanjamento terrível deixar de pensar nos milhões de milhões de aflitos de todos os lugares e de todos os tempos.

Perdoem a insistência com que volto a esta tecla: sei que egoísmo não é monopólio de nenhum de nós. E seria pena ver os Salmos transformados em alimento de nosso individualismo. Seria pena que a Liturgia (Cfr. por exemplo, o Introito da Sexagésima) se transformasse em mestra de estreitamento, quando nos deve dar as dimensões do Cristo, com que somos um.

Temo um pouco, também, a oração (atenção, Comissão de Liturgia!):

  • liga a ideia de sofrimento a pecado (o que e apenas um dos aspectos possíveis da realidade; como esquecer que Cristo avisou poda especialmente para os galhos que estão dando frutos!?…).
  • pede que sejamos preservados de toda adversidade Impraticável nesta vida. Depois, o importante não é ser livre de toda adversidade, mas estar preparado pela graça divina para aceitar as adversidades (por exemplo, em plano interno, o incêndio da sala de liturgia da querida Vila; em plano mais largo, a miséria que se alastra e a fome que aumenta).

Em compensação, podemos cair de cabeça para baixo, mergulhar a fundo na Epistola (1Cor. XIII, 1-13). Nesta ante-Vigilia da Quaresma, que boa e bela ideia recordar-nos a virtude das virtudes e a própria razão de ser de nossa vida!…

Mas, pelo amor de Deus, que nenhum de nós se contente em achar belo o elogio da caridade ou em ceder a tentação de pensar que isto e bom para São Paulo… Nossa Quaresma, como nossa vida, valera o que valer nosso amor a Deus e ao próximo…
Dom Helder Camara

Imagem e texto enviados pelo IDHEC – Instituto Dom Helder Camara
. Ver AUTORIZAÇÃO do IDHEC no item OBRAS LITERÁRIAS.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I