(rochaedilson@yahoo.com.br)

Na quarta-feira de cinzas, dia 06 de março, iniciamos o tempo litúrgico da Quaresma. Trata-se de um tempo forte do nosso ano litúrgico, que nos convoca a um esforço especial de penitência e conversão do coração, mediante às praticas do jejum, da caridade e da oração intensas. Um tempo favorável para a reconciliação e preparação para a celebração do maior mistério da fé cristã: a paixão, morte e ressurreição de Jesus, a Páscoa de Cristo e a nossa Páscoa. A Páscoa da Ressurreição, o ponto mais alto do ponto litúrgico.

Converter-se, fazer penitência, reconciliar-se com Deus e com os irmãos e irmãs significa reconhecer que somos pecadores, nos afastamos de Deus e do próximo e estamos necessitados de retornar para o nosso Criador e restabelecer a harmonia nas relações com as pessoas e com o mundo ao nosso redor. Na liturgia da palavra da quarta-feira de cinzas, Deus nos convidava através de Jesus no Evangelho, do profeta Joel e do apóstolo Paulo a fazer um verdadeiro caminho de conversão, transformando-nos a partir do nosso coração, de nossa interioridade. Um chamado à reconciliação e à conversão, na busca sincera de superação de toda hipocrisia e de toda incoerência que pode nos fazer viver uma religiosidade ambígua e de fachada. Em suma, Deus nos chama a ser verdadeiros, coerentes, sem contradições entre a nossa fé e a nossa vida. Sem dúvida, um desafio permanente para todos nós! O tempo da Quaresma nos provoca a propósitos de penitência e mudança de vida.

Em sua mensagem para esta Quaresma, o Papa Francisco lembrava que a Quaresma “chama os cristãos a encarnarem, de forma mais intensa e concreta, o mistério pascal na sua vida pessoal, familiar e social, particularmente através do jejum, da oração e da esmola. Jejuar, isto é, aprender a modificar a nossa atitude para com os outros e as criaturas: passar da tentação de “devorar” tudo para satisfazer a nossa voracidade, à nossa capacidade de sofrer por amor, que pode preencher o vazio do nosso coração. Orar, para saber renunciar à idolatria e a autossuficiência do nosso eu, e nos declararmos necessitados do Senhor e da sua misericórdia. Dar esmola, para sair da insensatez de viver e acumular tudo para nós mesmos, com a ilusão de assegurarmos um futuro que não nos pertence. E, assim, reencontrar a alegria do projeto que Deus colocou na criação e no nosso coração: o projeto de amá-Lo a Ele, aos nossos irmãos e ao mundo inteiro, encontrando nesse amor a verdadeira felicidade. Queridos irmãos e irmãs, a <<quaresma>> do filho de Deus consistiu em entrar no deserto da criação para fazê-la voltar a ser aquele jardim da comunhão com Deus que era antes do pecado das origens (cf. Mc 1,12-13; Is 51,3)”. Em seguida, o Papa nos exorta para que não deixemos que passe em vão este tempo favorável e façamos um caminho de verdadeira conversão.

Queridos irmãos e irmãs, abandonemos o egoísmo, o olhar fixo em nós mesmos, e voltemos nossos olhos e nosso coração para a Páscoa de Jesus, lá no alto deste caminho quaresmal. “Façamo-nos próximos dos irmãos e irmãs em dificuldades, partilhando com eles os nossos bens espirituais e materiais. Assim, acolhendo em nossa vida concreta a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, atrairemos também sobre a criação a sua força transformadora.” (Papa Francisco, 04/10/2018).

Qual é o seu propósito de penitência nesta Quaresma? Já fez o seu?

Desejo uma santa Quaresma para todos. (12.03.2019)

Obs: Imagem enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I