[email protected]

1 – Domingo da Transfiguração
Mt 17,1-9

É tempo de subir a montanha para receber a revelação do Cristo transfigurado e sonhar com o brilho  de uma vida transformada, de um mundo novo!
É tempo de escutar o testemunho dos profetas que nos anunciam o êxodo, a libertação!
É tempo de escutar a voz do Pai, que nos manda levar a sério seu Filho muito querido!
A caminho de Jerusalém, a Nova Cidade, a Cidade da Paz, com Jesus, nosso Mestre, animemo-nos uns aos outros!

É tempo de Campanha da Fraternidade.
É tempo de alimentar o sonho de uma vida transfigurada, de um mundo transfigurado, onde todo mundo cuida de todo mundo…
–  onde cristãos e cristãs procuram identificar-se com CRISTO, que  veio a este mundo, não para ser servido, mas para servir dar a vida pela multidão, sobretudo a multidão dos marginalizados, dos assaltados, dos excluídos…
– onde todo mundo se preocupa com a Casa Comum, a Mãe Terra, nosso querido e maltratado Planeta…
– onde acontece a “REVOLUÇÃO DO CUIDADO” pregada por Papa Francisco.
E o nosso cuidar tem o tamanho e a amplitude da nossa consciência:
– prestamos socorro imediato a quem sofre e geme perto de nós, em nossa casa, na rua, no bairro onde a gente mora…
– mas estamos atentos aos chamados maiores, às lutas pelos direitos da  Classe Trabalhadora, a libertação de todo o Povo.
Por isso, dia 8, Dia Internacional da Mulher, estaremos com elas, gritando nas ruas contra todo tipo de discriminação e violência… Sábado, 14, um ano do assassinato de Marielle Franco, lutadora do Povo, estaremos todos e todas, gritando por uma boca só: “Quem matou Marielle?”…
Dia 18, quarta-feira da próxima semana, estaremos todos e todas solidários com a Greve Geral dos/as Servidores/as Públicos/as, gritando contra a desqualificação do Serviço Público… e com a Greve Geral dos/as Servidores/as da Educação Pública, contra o sucateamento e a privatização da Educação Pública. É Páscoa!

2 – Domingo da Samaritana
João 4,5-42

Sob o sol do meio-dia, no ardor da sede, toda água é bem-vinda…
O Divino Caminheiro tem sede, encontra um poço, mas não tem como tirar água para matar sua sede…
Ele pede, humildemente, a quem chega com um balde e pode ajudá-lo a matar sua sede…
Mas sua sede era mais do que daquela água, e desperta, em quem lhe pode dar de beber, uma sede que a água daquele poço não mata: a sede de Vida em plenitude!
Ele veio para que os sedentos da Justiça do Reino tenham vida e a tenham em abundância.
E para a mulher que lhe nega a água do poço, ele se faz “fonte que jorra para a vida eterna”!
Com que sede viemos hoje para este encontro com Jesus?… Que água estamos procurando, nesta árdua caminhada quaresmal?…
Estamos sendo capazes de atiçar, uns nos outros, umas nas outras, esta mesma sede da Justiça do Reino?…
É ele quem nos diz e garante: “Felizes as pessoas que têm fome e sede da Justiça, porque serão saciadas!”.

……………………….

Em torno do dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, no Brasil e em todo o mundo, milhões de mulheres saíram às ruas, gritando contra o preconceito, a desigualdade e a violência…

 Neste sábado, 14 de março, dois anos após o assassinato impune de Marielle Franco, vereadora do R. de Janeiro, e seu motorista Anderson, muita gente, Brasil afora, se manifesta, cobrando o resultado das investigações sobre os mandantes do crime: “QUEM MANDOU MATAR MARIELLE?”…

 Próxima 4ª. Feira, 18.03, Servidores/as da Educação de todo o Brasil… Servidores/as   Públicos/as de todo o país vão parar e se manifestar contra os desmandos e ameaças que estão tramando contra a Educação Pública e contra o Serviço Público de modo geral…

 Toda essa gente tem fome e sede da Justiça. E JESUS quer ir ao encontro dessa gente, como foi ao encontro da Samaritana, para oferecer a Água da Vida!… Quem irá, em nome de Jesus, ao encontro desse povo, para saciar sua sede?

Obs: REGINALDO VELOSO, presbítero leigo das CEBs (essa é minha condição eclesiástica atual, o que me deixa particularmente feliz)
– Membro do MTC (Equipe Maria Lorena – Recife)  (terminou meu “mandato” como “Assistente Regional”)

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]