www.dedvaldo.blogspot.com.br
domedvaldo4993@gmail.com

Nesta semana, de 6 a 10 de fevereiro, mais de uma centena de Bispos de todo o Brasil, estivemos reunidos no Centro de Estudos do Sumaré da Arquidiocese do Rio de Janeiro, fazendo o Curso anual para Bispos,  feliz iniciativa do Cardeal Eugênio de Araújo Sales, hoje já em sua 21ª edição. O Cardeal Dom Eusébio Sheid a continuou e agora, com a sábia  direção de Dom Orani João Tempesta, segue prestando esse grande serviço ao episcopado brasileiro, enquanto assume novos aspectos e nova dinâmica.

Nesses anos todos, em que só perdi um, por motivo de falecimento de pessoa na Itália, muito ligada a mim, tivemos certa vez como palestrante  um  cardeaL de nome Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI.  Outra vez, participou  como palestrante o salesiano Dom Tarcísio Bertone,  que é hoje o Secretário de Estado, o que significa dizer o número 2 no Vaticano. Renomados teólogos de várias Universidades romanas e de toda a Europa fizeram  palestras nesse Curso,  de elevado nível cultural e de imenso proveito para o episcopado nacional.

Este ano, continuando a temática do ano passado, na celebração dos 50 anos do Concílio Vatiicano II, aberto pelo Papa João XXIII em  11 de outubro de 1962,  tivemos como objeto de estudo: a Constituição dogmática Dei Verbum,  do Concílio sobre a Sagrada Escritura, apresentada pelo Cardeal Laurent Montegwo Pasinya, arcebispo de Kinshasa, no Congo; a Declaração Gravissimum Educationis sobre a Educação, que tem como expositor o Secretário da própria Congregação romana para a educação católica o Arcebispo Jean-Louis Bruguès e, finalmente teremos o estudo, à luz do Concílio, da promoção da unidade dos cristãos, de que trata o decreto Unitatis Redintegratio,  apresentado pelo Cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para o ecumenismo.

Foram dias de profundos estudos pastorais, guiados por competentes mestres e. que muito interessam ao exercício do múnus pastoral, missão de todo bispo, mesmo emérito, como é meu caso. São dias também de agradável convívio fraterno e de reencontro de velhos amigos para promoção da   fraternidade episcopal. São amigos fraternos que residem em pontos tão distantes desse imenso país. Não há lugar para choques de opiniões e discussão de grupos antagônicos de opinião, como acontece às vezes nas assembléias gerais da Conferência Episcopal.  Há sempre ainda também uma tarde de alguma visita de caráter cultural, de que é pródigo o Rio da Janeiro, a velha capital do Brasil.

Quero ainda fazer notar aqui a participação impecável, na Liturgia da Missa e da Hora vespertina, de um grupo de seminaristas do Rio realmente bem preparados e com um desempenho acima de qualquer elogio. ( 08 de 2013)

Obs: O autor é  arcebispo emérito de Maceió.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I