www.dedvaldo.blogspot.com.br
[email protected]

Nesta semana, de 6 a 10 de fevereiro, mais de uma centena de Bispos de todo o Brasil, estivemos reunidos no Centro de Estudos do Sumaré da Arquidiocese do Rio de Janeiro, fazendo o Curso anual para Bispos,  feliz iniciativa do Cardeal Eugênio de Araújo Sales, hoje já em sua 21ª edição. O Cardeal Dom Eusébio Sheid a continuou e agora, com a sábia  direção de Dom Orani João Tempesta, segue prestando esse grande serviço ao episcopado brasileiro, enquanto assume novos aspectos e nova dinâmica.

Nesses anos todos, em que só perdi um, por motivo de falecimento de pessoa na Itália, muito ligada a mim, tivemos certa vez como palestrante  um  cardeaL de nome Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI.  Outra vez, participou  como palestrante o salesiano Dom Tarcísio Bertone,  que é hoje o Secretário de Estado, o que significa dizer o número 2 no Vaticano. Renomados teólogos de várias Universidades romanas e de toda a Europa fizeram  palestras nesse Curso,  de elevado nível cultural e de imenso proveito para o episcopado nacional.

Este ano, continuando a temática do ano passado, na celebração dos 50 anos do Concílio Vatiicano II, aberto pelo Papa João XXIII em  11 de outubro de 1962,  tivemos como objeto de estudo: a Constituição dogmática Dei Verbum,  do Concílio sobre a Sagrada Escritura, apresentada pelo Cardeal Laurent Montegwo Pasinya, arcebispo de Kinshasa, no Congo; a Declaração Gravissimum Educationis sobre a Educação, que tem como expositor o Secretário da própria Congregação romana para a educação católica o Arcebispo Jean-Louis Bruguès e, finalmente teremos o estudo, à luz do Concílio, da promoção da unidade dos cristãos, de que trata o decreto Unitatis Redintegratio,  apresentado pelo Cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para o ecumenismo.

Foram dias de profundos estudos pastorais, guiados por competentes mestres e. que muito interessam ao exercício do múnus pastoral, missão de todo bispo, mesmo emérito, como é meu caso. São dias também de agradável convívio fraterno e de reencontro de velhos amigos para promoção da   fraternidade episcopal. São amigos fraternos que residem em pontos tão distantes desse imenso país. Não há lugar para choques de opiniões e discussão de grupos antagônicos de opinião, como acontece às vezes nas assembléias gerais da Conferência Episcopal.  Há sempre ainda também uma tarde de alguma visita de caráter cultural, de que é pródigo o Rio da Janeiro, a velha capital do Brasil.

Quero ainda fazer notar aqui a participação impecável, na Liturgia da Missa e da Hora vespertina, de um grupo de seminaristas do Rio realmente bem preparados e com um desempenho acima de qualquer elogio. ( 08 de 2013)

Obs: O autor é  arcebispo emérito de Maceió.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]