Rômulo Vieira 15 de março de 2020

Para o dia consagrado às mulheres já escrevi três artigos: Essas mulheres, Mulheres Brilhantes e Ah Mulheres. Mas ouvindo a musica a Lista de Oswaldo Montenegro, quando o mesmo mencionara: “Faça uma lista de grandes amigos. Quem você mais via há dez anos…” pensei: quão grande seria a lista das mulheres importantes em nossas vidas. Que nos inspiraram, que nos alegraram, que nos encantaram, que nos apaixonaram. Ah! Seria uma lista provavelmente interminável. Quantas mulheres fantásticas nos deixaram marcas profundas.

Se eu começasse pelas musas inspiradoras, quem sabe pelas Amélias ou Carmélias, Julietas ou Helenas? Não seria simples esta lista, muitos deveriam reclamar porque sua musa não foi mencionada.

Se eu falasse das atrizes que nos encantaram? Virna Lisi, Cláudia Cardinali, Brigitti Bardot, Sophia Lorren, Gina Lolobrigida, Tônia Carrero, Bibi Ferreira, Marília Pera, Yoná Magalhães, os meus contemporâneos certamente acrescentariam, em muito, esta lista e os mais novos ainda cobrariam a citação de: Angelina Jolie, Cameron Dias, Scarlett Johansson, Sandra Burlock, Glória Menezes, Cláudia Raia, Juliana Paes, Adriana Esteves. É melhor não apresentar também esta lista, ficaria longa demais.

Se eu listasse as cantoras? Clara Nunes, Elis Regina, Ângela Maria, ou as intérpretes Martinha, Fafá de Belém, Kátia. Quem sabe os “furacões” Ivete Sangalo, Cláudia Leite. Não, não daria certo, muitas poderiam ser esquecidas e não citadas.

Vamos listar as escritoras e poetisas? Cora Coralina, Cecília Meireles, Carolina de Jesus, Clarisse Lispectos, Ana Maria Machado, Ana Cristina César, Rachael de Queiroz, Zélia Gattai.  Puxa que Brasil rico de mulheres fantásticas, quase que apresento uma lista. Mas esta lista também poderia ser injusta e quase que interminável.

Vamos listar as cientistas então?  A médica psiquiatra Nise da Silveira, deve está nesta lista também a agrônoma Johanna Döbereiner, a botânica Graziela Maciel Barroso, a matemática Elza Furtado Gomide, a psicóloga Carolina Martuscelli Bori e tantas e tantas outras. Mulheres, sem dúvida, brilhantes. Seriam necessárias muitas páginas com esta lista para não deixar outras tantas mulheres que contribuíram para o desenvolvimento de uma nação, de um povo, de uma sociedade, do seu, do meu desenvolvimento.

Já sei, foi listar as minhas inesquecíveis e estimadas amigas, principalmente as de minha adolescência, juventude. Ah! Não dá, essa lista seria muito difícil de elaborar e provavelmente seria bem extensa. Tenho tantas amigas maravilhosas. Não vou nem começar, para não deixar de mencionar nenhuma.

Ah essas mulheres, sempre brilhantes!  Até mesmo o criador percebeu que o homem não viveria só, e não teria nenhum sentido no Éden criado por ele. Então presenteou o homem com a sua criação mais perfeita ainda do que a recentemente tinha criado. E fez-se a mulher! Mulher, ser capaz de modificar todo um ambiente, apenas com sua presença. Sem dizer uma só palavra. E com sua sabedoria sempre consegue aquilo que quer. E sabe conduzir o homem com muito carinho, doçura, simpatia e com amor produz uma explosão.

É muito difícil produzir uma lista para homenagear as mulheres no seu dia. Sendo assim acredito que me seria uma boa oportunidade e com certeza seria uma pequena lista homenagear as mulheres de minha vida, minha esposa Valdira e minhas filhas Fábia, Flávia e Fabrícia, essas grandiosas mulheres já me proporcionaram momentos super felizes, já me produziram muito orgulho, e poderiam integrar qualquer uma das listas que mencionei anteriormente.  Mas, acima de tudo, eu não poderia deixar de homenagear as mães, especialmente a minha mãe, que me trouxe ao mundo, me criou, me orientou, me inspirou e me serviu de exemplo durante toda a sua vida. E me ensinou a amar, tendo demonstrando-me tão grande e tão amável, protetora e acalentadora era a nossa Mãe Santíssima.

Maria é uma lista completa e com certeza contemplaria a homenagem a todas as mulheres, sendo aceita pela grande maioria de nós. Saudações a todas as mulheres listadas em Nossa Senhora. Abraços

Obs: O autor, Prof. Dr. Rômulo José Vieira é Acadêmico da Academia de Ciências do Piauí; Acadêmico da Academia de Medicina Veterinária do Piauí; Acadêmico correspondente da Academia de Medicina Veterinária do Ceará; Acadêmico correspondente da Academia Pernambucana de Medicina Veterinária.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]