Ao longo dos 35 anos do trabalho da PAMEN da Diocese de Santarém, várias pessoas tinham dado a ideia de escrever a história deste trabalho que estava favorecendo uma mudança positiva nas vidas de muitas crianças, adolescentes e jovens em situação de risco pessoal e social, e as suas famílias.  Este relato é um resultado deste incentivo.

As Pastorais da Diocese de Santarém atendem muito bem os Fieis na Fé. Através da PAMEN elas favorecem um atendimento social às pessoas que pertencem a Igreja Católica, mas também de outras religiões e pessoas que nunca foram orientadas na Fé Cristã. Para quem pergunta: “Quem pode participar na PAMEN”?  A resposta é: “Quem precisa da PAMEN.”  É uma Pastoral Social da Diocese de Santarém.

Independente da raça, cor, religião, situação ou nível social, todos os participantes passam pela mesma experiência de uma convivência fraterna. Cada um é convidado a contribuir com este ambiente com a sua presença, através do seu jeito de SER como pessoa humana, com a abertura de aprender como ser melhor.

Todos são criados na Imagem e Semelhança de Deus; são filhos e filhas Dele, irmãos e irmãs uns aos outros, pessoas únicas, dotadas com dons para serem descobertos e desenvolvidos. A PAMEN proporciona uma oportunidade para esta descoberta e desenvolvimento que pode aumentar o autoestima e dá mais sentido de viver. Assim, cada criança, adolescente e jovem que participa nessa transformação pessoal pode contribuir ainda mais para fazer este ambiente da PAMEN mais vivo e alegre.

O testemunho da Equipe da PAMEN é essencial para que este ambiente fraterno aconteça. Baseado no testemunho da comunidade dos primeiros cristãos: “Veja como eles se amam”, as crianças vão ver a convivência fraterna acontecendo entre os membros da equipe e ficarão sabendo que é possível alcançar este IDEAL de Jesus Cristo aqui na terra:  No amor mútuo se cria comunhão, verdadeira comunidade, e, participando nela, cresce como pessoa humana e filho e filha de Deus.

Sem este testemunho a PAMEN não seria mais uma PASTORAL, mas uma simples Organização Não Governamental (ONG), da sociedade civil, fazendo ações sociais positivas, mas muito longe de SER sinal de uma Pastoral Social da Igreja Católica.  O primeiro sinal de uma Pastoral da Igreja que Jesus Cristo fundou é o AMOR e começa com o testemunho de vida dos seus discípulos missionários, agentes e educadores.

Ao longo destes anos da PAMEN sou testemunho disso: quando a equipe está bem unida no amor, os meninos e as meninas vão bem.  Quando acontecer divisão na equipe o ambiente é diferente e não gera aquela mesma energia positiva de vida e alegria. Por isso a PAMEN sempre proporciona momentos de reflexão, leitura bíblica, oração, avaliação, nas quintas-feiras, e também um retiro semestral de um dia, para que a equipe tenha uma oportunidade de restaurar as energias humanas e espirituais. Isso é essencial para quem quer manter a sua atitude de amor fraterno para todas as pessoas e trabalhar como agente na Pastoral da Igreja da Diocese de Santarém.

Obs: Texto retirado do Livro do autor Pastoral do Menor, com a sua autorização.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]