www.dedvaldo.blogspot.com.br
domedvaldo4993@gmail.com

Na noite de 29 de dezembro de 1897, o Pe. André Beltrami, salesiano, gravemente enfermo de tuberculose, (na  época doença fatal) levantou-se  sozinho da cama, vestiu a  batina, e acomodou-se novamente em seu leito e esperou docemente a morte, que veio buscá-lo na manhã  seguinte, com a presença de vários irmãos da Congregação, que rezavam em torno dele.

Tinha 27 anos de idade, nascido que fora em Omegna, província de Novara, norte da  Itália, em 24 de junho de 1870. Era o primogênito de dez irmãos. Estudou no colégio salesiano de Lanzo (província de Turim) e aí se encontrou com Dom Bosco.  Após  longa conversa com o Santo fundador dos Salesianos, decidiu abraçar a vocação sacerdotal na família salesiana. Os pais, apesar de bons cristãos, custaram a aceitar a  ideia de ter o filho mais velho como padre. “A graça de minha vocação, disse ele, foi para mim de todo especial. O Senhor pusera em meu coração a convicção de  que meu único caminho na vida era ser salesiano.” Sua mamãe, concordando afinal com sua escolha, levou-o ao seminário salesiano de Foglizzo, recomendando ao diretor: “Faça de  meu filho um santo.” E o propósito do jovem André, escrito em seu livrinho de notas naquele  dia, foi: “Fazer-me santo.”

 Como aluno especial, sobretudo na língua italiana, recebeu certa vez a estranha nota 11, justificando o professor que 10 era pouco para um trabalho tão excepcional.

Fez os votos religiosos  em 2 de outubro de 1887 , nas mãos de  Dom Bosco, que disse dele: “De Beltrami, só há um!” – era mesmo especial…

 Como estudante de teologia, em preparação ao  sacerdócio, exercia  uma atividade realmente especial: professor de  latim e italiano a 80 seminaristas, aluno da faculdade de Letras e Filosofia na Real Universidade de Turim. Foi então que conheceu o príncipe Augusto Czartoryski, recentemente entrado na Congregação, e que ficara tuberculoso. O  seminarista Beltrami foi incumbido de dar-lhe assistência em Turim e outros lugares, por onde o príncipe andou em busca da cura. Foi talvez aí, que Beltrami contraiu a doença e iniciou o último período de sua vida.

 Foi ordenado sacerdote em 8 de janeiro de 1893, já muito doente, com 23 anos incompletos,  pelo primeiro bispo salesiano, Dom  João Cagliero, nas “camerette”  (quartinhos), onde Dom Bosco  viveu e trabalhou em seus últimos anos de vida na Casa Mãe dos Salesianos de Valdocco – Turim.

Seu quarto de doente  em Valsálice, subúrbio de Turim, tinha uma janela que olhava para o presbitério da capela, de onde Pe. Beltrami podia ver o sacrário. É especial seu horário de cada dia: Das cinco da manhã às nove, oração com a Santa Missa num pequeno altar, preparado em seu quarto. Sua  missa durava cerca de duas horas, sem nenhuma  tosse, que fora desse tempo o atormentava o dia inteiro. Das  doze e meia às dezessete horas, novamente oração e das vinte à meia noite, ainda  em oração de adoração ao Santíssimo Sacramento. Fora  desses horários, estudava e escrevia. De sua pena saíram muitos livrinhos de  estilo popular, dedicado à juventude.

Seu programa de vida está no lema, que heroicamente assumiu como diretriz  de sua  vida: Não sarar, nem morrer, mas  viver para sofrer.

O Venerável Padre André Beltrami foi deveras um salesiano especial…

Obs: O autor é  arcebispo emérito de Maceió.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I