1 de fevereiro de 2020
- Assisti a uma acalorada discussão entre especialistas sobre a metodologia popular. Como de costume, o debate ficou abstrato e falado num “dialeto”. Um trabalhador que não dominava o vocabulário, incomodado, pediu a palavra. Seu desejo era participar, mas também protestar e, “ingenuamente”, “se vingar” dos eruditos.
- Começou dizendo: “Vejam o que eu entendo por metodologia. Lá, no interior do Ceará, havia um vaqueiro que aprendeu a cuidar de vacas. Foram tantos anos que se acostumou nesse ofício. Sua atenção maior era dar a porção exata de sal para cada uma das 50 vacas. Feliz, todos os dias realizava sua tarefa, com dedicação”.
- “Certo dia, apareceu, por aquelas bandas, um padre, fazendo visitas. Puxou conversa com o vaqueiro e, por fim, fez o convite para a missa no outro dia, às 8 horas da manhã. O vaqueiro inventou desculpas, dizia que não entendia disso, que só sabia cuidar de 50 vacas. O vigário tanto insistiu que ele, afinal, prometeu que ia”.
- “No outro dia, depois de fazer sua obrigação, meteu a melhor roupa e, pelas 7 e meia já estava sentado, no último banco da igreja. Depois de um tempo viu que o sacerdote, já paramentado, olhava inquieto pro relógio. Já passava das oito e não apareceu viva alma, apesar da promessa de todos de comparecer à missa”.
- “Foi, então, que o padre, aflito, veio até ele para uma consulta: que é que eu faço, ninguém apareceu, só você. O vaqueiro respondeu: seu vigário, não entendo nada disso, só sei dar sal para 50 vacas. Mas, quando só aparece uma, não tenho dúvida, dou o sal pra essa vaca. O padre entendeu que devia rezar a missa”.
- “Fez uma missona; na hora da pregação, fez um sermão do tamanho de uma semana de fome. Quando acabou, veio perguntar ao vaqueiro o que ele tinha achado da missa. Padre eu não entendo dessas coisas; só sei dar sal para 50 vacas, mas quando uma vaca só aparece, não dou o sal de 50 vacas, pra uma vaca só”. nov 2019
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.
busca
autores
biblioteca