[email protected]

1 – DOMINGO DO SAL E DA LUZ!
Mt 5,13-16

Continuamos a escutar o Sermão da Montanha. E o Evangelho das Bem-Aventuranças tem aqui o seu desfecho: “Vocês são o sal da terra… a luz do mundo”.

“Sal”, na cultura semita, tinha a ver, entre outras virtudes, com “fertilidade”, e fazia parte do ritual de consagração, jogado sobre qualquer oferta, como sinal da Aliança com Deus.

“Luz”, no simbolismo religioso do povo de Israel, tinha tudo a ver com os novos tempos, a chegada do Messias, ele próprio, “Luz das Nações”.

Só quem vive no espírito das Bem-Aventuranças tem a força consagradora e fertilizante do SAL…

Só quem vive no espírito das Bem-Aventuranças tem a força inspiradora e radiante da LUZ.

Só assim, serviremos para alguma coisa, do ponto de vista do Reino.

Só assim daremos glória ao Pai do Céu e poderemos cantá-la com autenticidade.

Para conversar no “encontro de irmãos e irmãs”: 1) Como estamos vendo a situação do nosso país, a começar por aqui onde moramos?…
2) No meio dessa conjuntura, será que temos alguma responsabilidade, alguma missão, como cristãos e cristãs?…
3) E como estamos dando conta dessa responsabilidade, dessa missão?… Estamos sendo SAL e LUZ?… Estamos precisando de melhorar, de mudar alguma coisa nosso jeito de sermos cristãos e cristãs?…

……………………..

QUARESMA À VISTA!

É tempo de Campanha da Fraternidade!
 2020: FRATERNIDADE E VIDA: DOM E COMPROMISSO

 “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”
(Lc 10,33-34)

Objetivo geral: Conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da Vida como Dom e Compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum.
Objetivos específicos:
Apresentar o sentido da Vida proposto por Jesus nos Evangelhos;
Propor a compaixão, a ternura e o cuidado como exigências fundamentais da Vida para relações sociais mais humanas;
Fortalecer a cultura do encontro, da fraternidade, e a revolução do cuidado como caminho de superação da indiferença e da violência;
Promover e defender a Vida, desde a fecundação até o seu fim natural, rumo à plenitude;
Despertar as famílias para a beleza do amor que gera continuamente Vida nova;
Preparar os cristãos e cristãs, e as comunidades para anunciar, com o testemunho e as ações de mútuo cuidado, a Vida plena do Reino de Deus;
Criar espaços nas comunidades para que, pelo Batismo, pela Crisma e pela Eucaristia, todas as pessoas percebam, na fraternidade, a Vida como Dom e Compromisso;

Despertar os/as jovens para o dom e a beleza da Vida, motivando-lhes o engajamento em ações de cuidado mútuo, especialmente de outros e outras jovens em situação de sofrimento e desesperança;
Valorizar, divulgar e fortalecer as inúmeras inciativas já existentes em favor da Vida;
Cuidar do planeta, nossa Casa Comum, comprometendo-se com a Ecologia Integral.

Vamos logo nos organizando e programando para nossos encontros semanais de reflexão sobre tudo isso… Vamos ver o que mais é preciso e está a nosso alcance fazer. Vamos cair em campo. Só assim, haverá Vida Nova, Ressurreição! Só assim e poderemos cantar, honestamente, o ALELUIA da PÁSCOA!

2 – Domingo da JUSTIÇA DO REINO!
Mt 5,17-37

Para dar conta da vocação e da missão, como discípulos e missionários do Reino, num mundo sempre avesso a mudanças e transformações profundas, precisamos de referências essenciais e de coerência a todo custo e em qualquer circunstância.

JESUS, ele próprio, é nossa referência primeira e essencial.

É de olho nele que encaramos a realidade, as situações, as pessoas e os acontecimentos…

É nos espelhando nele que, continuamente, revisamos nossa própria vida, nossos pontos de vista, nossos valores e atitudes.

Se não temos sido capazes de “transgredir”, isto é, de ir além dos padrões estabelecidos pela cultura dominante, por uma sociedade injusta e corrupta, por uma Igreja acomodada que não responde aos sinais dos tempos… que sentido de fato está tendo nossa presença no mundo, nossa liturgia, nosso canto?…

Para conversar no “encontro de irmãos e irmãs”:

1)Você tem conhecimento de que na sua vizinhança tem gente se organizando e lutando por alguma coisa em benefício de todo o povo?…
2)Você está por dentro do que no Congresso Nacional, deputados e senadores estão tramando contra a vida da maioria do povo?… Sabe que tem gente lutando contra?
3)Se a gente vem pra celebração sem nenhuma preocupação com ninguém nem com nada, e sai sem nenhuma missão a cumprir no meio em que a gente vive, adiantou ter vindo?…

*……………………

Um poema de CORA CORALINA para nos ajudar a entender, com o coração, a CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2020:

“Não sei se a vida é curta,
ou longa demais para nós,
mas, sei que nada
do que vivemos tem sentido,
se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
O colo que acolhe,
O braço que envolve,
A palavra que conforta,
O silêncio que respeita,
A alegria que contagia,
A lágrima que corre,
O olhar que acaricia,
O desejo que sacia,
o amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo,
é o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela não seja, nem curta,
nem longa demais,
mas que seja intensa, verdadeira,
pura enquanto durar”. 

Obs: REGINALDO VELOSO, presbítero leigo das CEBs (essa é minha condição eclesiástica atual, o que me deixa particularmente feliz)
– Membro do MTC (Equipe Maria Lorena – Recife)  (terminou meu “mandato” como “Assistente Regional”)

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]