[email protected]

1 – O testemunho de João
(Jo 1,29-34)

“Caminhando e cantando e seguindo a canção”, com MATEUS.

 Desde o Advento passado que a gente vem caminhando com Mateus. Para começo de conversa, ele já nos deu uma alegre notícia: Jesus veio para ser a presença humana de Deus no meio da gente: “Emanuel”, Deus-conosco! (Mt 1,23). Ao longo deste ano, então, vamos celebrar a alegria dessa certeza maior que permeia todo o Evangelho de Mateus: o Senhor estará conosco até o fim! (Mt 28,20). Cada domingo será uma oportunidade a mais de nos encontrarmos em torno deste novo Moisés, que vem reunir o novo Povo de Deus, revelando, em primeiro lugar, aos “pequeninos”, isto é, aos de coração aberto e disponível, os mistérios do Reino dos Céus (Mt 11,25-27): a Lei da confiança incondicional no Pai, da liberdade do amar e perdoar, entre irmãos e irmãs, à semelhança do Pai, fundados em sua Palavra (Mt 5-7); a Missão, que nos faz testemunhas desprendidas e corajosas do seu Reino, em meio às contradições e perseguições (Mt 10); a Dinâmica surpreendente de um Reino que nasce e cresce em nós e à nossa volta, apesar dos obstáculos e dificuldades (Mt 13); o Espírito de humildade e fraternidade que deve animar a comunidade dos discípulos (Mt 18); o final da história, quando a justiça de Deus premiará definitivamente os que viveram conforme a Nova Lei (Mt 25). Tudo isto, a partir de ações significativas do Mestre, que primeiro faz, para, em seguida, ensinar. E o nosso canto nos fará alegres testemunhas de seus feitos, dóceis aprendizes de sua Lei, agradecidos e altivos arautos do seu Reino.

  (Jo 1,29-34)

 Este é o domingo do testemunho de João, o Batista. Fazendo eco à recente festa da Epifania, festa da manifestação de Jesus, o evangelista João nos colocará em contato com um outro João, o Batista. Este, por sua vez, nos apresentará aquele que é bem maior que ele: o Cordeiro de Deus, que assume o pecado do mundo; o Filho de Deus, que vem, na força do Espírito, realizar os anseios de todos os que têm fome e sede da justiça. Nosso canto expressa, então, a alegria de haver encontrado a Jesus em nossas vidas e de o estarmos seguindo, em nosso dia-a-dia.

Encontrar JESUS… e encantar-se
– na leitura meditada do Evangelho…
– nas pessoas e acontecimentos do dia-a-dia, onde o amor, o cuidado, o servir à causa da vida acontecem, meditando essas coisas em seu coração…
– nas pessoas carentes e sofridas, nas situações e realidades de carência e sofrimento, que desafiam nossa solidariedade e nossa militância…
– no encontros e celebrações em que compartilhamos a fé, a esperança, o compromisso cristão… 

………………………………………

A alegria de sermos discípulos/as missionários/as para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo (Doc. de Aparecida – Cap. III)

  1. Neste momento, com incertezas no coração, perguntamos com Tomé: “Como vamos saber o caminho?” (Jo 14,5). Jesus nos responde com uma resposta provocadora: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Ele é o verdadeiro caminho para o Pai, o qual tanto amou ao mundo que lhe deu o seu filho único, para que todo aquele que nele crer tenha a vida eterna (cf. Jo 3,16). Esta é a vida eterna: “que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo teu enviado” (Jo 17,3). A fé em Jesus Cristo como o Filho do Pai é a porta de entrada para a Vida. Como discípulos de Jesus, confessamos a nossa fé com as palavras de Pedro: “Tuas palavras dão Vida eterna” (Jo 6,68). “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mt 16,16).
  2. Jesus é o Filho de Deus, a Palavra feita carne (cf. Jo 1,14), verdadeiro Deus e verdadeiro homem, prova do amor de Deus aos homens. Sua vida é uma entrega radical de si mesmo a favor de todas as pessoas, consumada definitivamente em sua morte e ressurreição. Por ser o Cordeiro de Deus, ele é o Salvador. Sua paixão-morte-e-ressurreição possibilita a superação do pecado e a vida nova para toda a Humanidade. Nele o Pai se faz presente, porque quem conhece o Filho conhece o Pai (cf. Jo 14,7).

 2 – DOMINGO DO CHAMADO
Mt 4,12-23

Com a prisão de João Batista, havia terminado uma etapa da História da Salvação e outra se inaugurava: a etapa definitiva, o tempo do Emanuel, Deus-conosco!

E, segundo Mateus, o anúncio desta boa notícia começa a acontecer justamente na periferia do mundo: a Galileia, terra de fronteira, encruzilhada de povos e culturas. Não poderia haver melhor cenário para o início do alegre anúncio do Reino, e para o chamado daqueles que haveriam de ser pescadores de gente.

Ainda hoje é no meio dos excluídos que ecoa mais forte a boa novidade do Reino, e é do meio deles, sobretudo, que saem os portadores mais autênticos desta mensagem.

Cantemos a alegria da libertação, com o prazer de sermos, hoje, os continuadores da missão de Jesus e dos Apóstolos.

“Caminhando e cantando e seguindo a canção”, pois “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, é o que lembra a canção inspiradora de ontem e de hoje. Tudo isso, aqui e agora, nesse país, onde, mais uma vez, acontece, em Porto Alegre, em sintonia com o FÓRUM SOCIAL MUNDIAL, o “FÓRUM SOCIAL DAS RESISTÊNCIAS”: – Você ouviu alguma notícia sobre isso?… Algum canal de TV, alguma Rádio deu notícia desse importante evento para a luta popular por um mundo diferente, por um Brasil diferente?… Talvez você tenha que acessar o Google para ter alguma informação. Não deixe de fazê-lo. Tem tudo a ver com o “chamado” que, desde domingo passado, JESUS vem nos fazendo.

……………………..

FÓRUM SOCIAL DAS RESISTÊNCIAS

 O Fórum Social das Resistências 2020 está sendo realizado de 21 a 25 de janeiro de 2020 em Porto Alegre e Região Metropolitana, com o lema Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta. A segunda edição do Fórum Social das Resistências inici0u com a Marcha de Abertura na terça 21, a partir das 17hs no Largo Glênio Peres. Já no dia 22 foram realizadas as Assembleias de Convergências, cada uma em algum território da periferia de Porto Alegre ou de alguma cidade metropolitana. No dia 23 foram as Mesas de Debates com convidados nacionais e internacionais enquanto as questões elencadas nas assembleias de convergências foram sendo sistematizadas para apresentação e debate no dia 24 – quando se realizou a Assembleia dos Povos. Nos dias 25 e 26 está sendo realizada a Reunião do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial e ocorrerão várias atividades nos parques e praças da cidade, encerrando assim o Fórum Social das Resistências.

E a gente, aqui, se poderia perguntar:
– De que modo a gente sente aqui onde mora e trabalha os efeitos das “Reformas” trabalhista e previdenciária?… E o que precisamos fazer?… Como reagir?…
– Está em curso o sucateamento do SUS e do INSS… E Como vamos enfrentar?…
– Começando pelo lugar da gente, como a gente gostaria de ver o povo organizado democraticamente?… E o que vamos fazer?…
– Começando pelo lugar da gente, o que poderíamos fazer para melhorar a qualidade de vida do nosso bairro, do nosso sítio, da nossa vizinhança?…

3 – Festa da Apresentação do Senhor
Lucas 2,22-40

40 dias após do Natal: no Oriente, Festa do ENCONTRO! No Ocidente, Festa da Apresentação! No meio popular, Festa de N. S. da Luz… Festa da Mãe de Deus das Candeias… “Naquele tempo”, um pai e uma mãe vão ao Templo de Jerusalém, fazer a oferta de seu primogênito… E se surpreendem com a festa que lhe fazem duas pessoas idosas, sedentas de Deus e do seu Reino. Ambas identificam, exatamente naquela criança, Aquele que vem como LUZ das nações! Embora já se preveja que será “sinal de contradição”, e se prenuncie a “passagem” da Cruz…

Nós hoje, aqui e agora, com corações agradecidos pela graça de crer em Jesus, idosos e jovens, saudemos a Eterna Juventude de Deus, na pessoa do filho de José e Maria, o Filho de Deus, Luz do Mundo!… E procuremos segui-lo, de tal maneira, no cotidiano de nossas vidas, que nos tornemos reflexo dessa luz, nos ambientes em que vivemos, onde, muitas vezes, as trevas ameaçam… Tenhamos presente a conjuntura que vive este país e, muito especialmente, o fato de ser este um “Ano Eleitoral”. E assim, em meio a todas as contradições, encarando e enfrentando os desafios, caminhemos, conscientes e confiantes, cada qual fazendo a sua parte, iluminado/a pela Verdade, sedento/a de Justiça, movido/a pelo Amor. E a Campanha Eleitoral será uma oportunidade de sermos LUZ desta Nação, especialmente, ajudando as pessoas a fazerem as escolhas certas!

Obs: REGINALDO VELOSO, presbítero leigo das CEBs (essa é minha condição eclesiástica atual, o que me deixa particularmente feliz)
– Membro do MTC (Equipe Maria Lorena – Recife)  (terminou meu “mandato” como “Assistente Regional”)

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]