www.dedvaldo.blogspot.com.br
[email protected]

Sim, foi de pura e fraternal alegria a festa, com que a diocese de Penedo, e em particular e especial carinho, a cidade de Arapiraca, no dia 17 último, prestaram ao bispo Dom Hildebrando, pelo seu feliz aniversário de belos e bem vividos Noventa  Anos.

Com o mote “alegrai-vos comigo”, o aniversariante, no final da Santa Missa, agradeceu a celebração e em particular, seus irmãos, os oito bispos presentes – o Metropolita, Dom Antônio Muniz, Dom Dulcênio de Matos,  de Palmeira dos Indios, que fez bela e fraternal homilia, Dom José Palmeira Lessa, arcebispo de Aracaju  (onde Dom Hildebrando fôra bispo auxiliar), Dom João Costa OFM, auxiliar de Aracaju, Dom Dino Marchiò, de Caruaru, Dom Mário Sivieri,  de Propriá-Sergipe, Dom Jaime Mota, emérito de Lagoinha, do Norte da Bahia  e este articulista, que representava na solenidade o bispo diocesano de Penedo, Dom Valério Breda SDB. Esse ficou impossibilitado de comparecer por compromissos em Roma, em  vista da celebração do centenário da diocese de Penedo, no próximo outubro.

 Minha primeira referência à figura de pastor, humilde e laborioso, como sempre se revelou no múnus episcopal Dom Hildebrando, tem algo de curioso e notável. Era o remoto ano de 1980. Tinha eu terminado o ofício de bispo auxiliar em Aracaju e era bispo diocesano de Parnaíba no Piauí. Na assembleia da CNBB em Itaici-São Paulo, Dom Luciano Cabral Duarte, do qual fora eu auxiliar, falou-me nestes termos:  “Acabada esta Assembleia, eu vou daqui para Arapiraca, em Alagoas, procurar um padre, de nome Hildebrando, do qual tenho ótimas referências, para convidá-lo a ser meu bispo auxiliar. Se ele aceitar, você terá um ótimo sucessor e eu ficarei feliz com esse meu novo bispo auxiliar.” O incrível prestígio de Dom Luciano junto à Nunciatura Apostólica e a aceitação do virtuoso Dom Hildebrando, de todos reconhecido, fizeram com que ele se tornasse meu sucessor como auxiliar de Aracaju. Depois nos encontramos pessoalmente e tivemos várias oportunidades de trocar impressões e pontos-de-vista no difícil exercício de ser bispo. Mais tarde ele o foi de Estância, em Sergipe, até completar o tempo de bispo diocesano, sendo hoje  emérito. Recordo ainda uma bela viagem, que fiz com Dom Hildebrando e Dom Valério à Alemanha, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude em Colônia. Na ida, fiquei hospedado na mesma casa e no mesmo quarto de Dom Hildebrando, podendo ter com ele longas e proveitosas conversas.

A festa em Arapiraca no último dia 17, após a soleníssima celebração eucarística na Concatedral, como é chamada a principal igreja da cidade, aconteceu na Casa de festas Tuta: uma apresentação musical de um belo coral, em seguida, solenidade de entrega da comenda, que o Município outorgava ao aniversariante, e o jantar, que encerrou a bela celebração dos 90 anos. No discurso de agradecimento da comenda e de toda a festividade, mais uma vez, o querido de todos,  Dom Hildebrando, convidou-nos: “Alegrai-vos comigo”…24.06.16

Obs: O autor é  arcebispo emérito de Maceió.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]