Dasilva 15 de fevereiro de 2020
  1. É comum escutar de pragmáticos que “na prática, a teoria é outra” ou de dogmáticos que “nada mais prático que uma boa teoria”. Um confunde prática com ação e outro, teoria com discurso. A luta entre populismo e doutrinarismo ignora que toda ação, consciente ou não, é a aplicação de uma teoria.
  2. A teoria nasce da reflexão das ações e, a prática é a teoria aplicada. Ação só, é ativismo; teoria só, é discurso vazio. O saber é extraído da luta para sobreviver, da luta pela liberdade e das pesquisas. A partir desses fatores e, com método apropriado, se elaboram orientações para a vida em sociedade.
  3. Assim, a teoria é a reflexão da ação e prática é ação pensada. Prática se refere ao trabalho e à produção enquanto ação humana sobre a natureza para garantir a vida. Mas, se refere também à prática social, toda disputa para decidir na sociedade e a pesquisa científica, acadêmica ou não.
  4. A prática é o critério da verdade; comprova ou nega a exatidão de uma afirmação. A atividade humana transforma a realidade e as ideias. Então, teoria é a informação que se usa para transformar o real. O belo é que, ao produzir, ao atuar, os humanos transformam o real e se transformam.
  5. Há uma relação entre teoria e prática. A teoria não é um discurso; deve ser o reflexo exato do real. Como nasce da prática, ela deve voltar à prática, para corrigir insuficiências e aprofundar o conhecimento das coisas. Torna-se um movimento sem fim: prática, teoria, prática, teoria, prática….
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I