Dasilva 15 de fevereiro de 2020
  1. É comum escutar de pragmáticos que “na prática, a teoria é outra” ou de dogmáticos que “nada mais prático que uma boa teoria”. Um confunde prática com ação e outro, teoria com discurso. A luta entre populismo e doutrinarismo ignora que toda ação, consciente ou não, é a aplicação de uma teoria.
  2. A teoria nasce da reflexão das ações e, a prática é a teoria aplicada. Ação só, é ativismo; teoria só, é discurso vazio. O saber é extraído da luta para sobreviver, da luta pela liberdade e das pesquisas. A partir desses fatores e, com método apropriado, se elaboram orientações para a vida em sociedade.
  3. Assim, a teoria é a reflexão da ação e prática é ação pensada. Prática se refere ao trabalho e à produção enquanto ação humana sobre a natureza para garantir a vida. Mas, se refere também à prática social, toda disputa para decidir na sociedade e a pesquisa científica, acadêmica ou não.
  4. A prática é o critério da verdade; comprova ou nega a exatidão de uma afirmação. A atividade humana transforma a realidade e as ideias. Então, teoria é a informação que se usa para transformar o real. O belo é que, ao produzir, ao atuar, os humanos transformam o real e se transformam.
  5. Há uma relação entre teoria e prática. A teoria não é um discurso; deve ser o reflexo exato do real. Como nasce da prática, ela deve voltar à prática, para corrigir insuficiências e aprofundar o conhecimento das coisas. Torna-se um movimento sem fim: prática, teoria, prática, teoria, prática….
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]