Dasilva 15 de janeiro de 2020
  1. Vivemos tempos de desafios, de crise, de provação e, às vezes, de justificativa para a apatia, o desânimo, o abandono da solidariedade… É um tempo da militância resistir para seguir existindo e cultivar a Esperança, num momento que pode ser uma grande noite de espera…
  2. As pessoas expressam o espírito de seu tempo e também assimilam e reproduzem ideias, valores, crenças, atitudes, modos de pensar e de agir divulgados pela classe dominante. Mas, apesar do seu veneno, se chocam e disputam com outras formas de pensar, de sentir e de agir.
  3. Hoje, predominam os valores da ideologia capitalista, machista, racista, homofóbica, individualista que, por todos os meios, tentam envenenar a classe trabalhadora pelo fanatismo político e religioso, com a finalidade de garantir os interesses da exploração.
  4. O bombardeio é tão forte que, às vezes, parece triunfar a esperteza, a insensibilidade para com os pobres, o corte de direitos, a destruição do meio ambiente. É a tentativa de acusar de tolo quem rema contra essa maré conservadora e de linchar quem luta pela justiça.
  5. Nesse contexto, de contradições e disputas, vale recordar o sonho da terra sem males e buscar força na memória e no exemplo de pessoas, como tanto mártires, cuja trajetória permanece como rica lição de serviço e entrega à causa da nova ordem social.
  6. Há uma enorme constelação de mártires e lutadoras que honram a condição humana. Por sua vida e ação, desafiaram (e desafiam) as regras pré-estabelecidas do mundo, se sacrificaram (e se sacrificam) para que a classe explorada se realize, como gente e como povo.
  7. Na lista das pessoas que doaram (e doam) a própria vida por sua classe, estão militantes, agentes de pastoral e muitas figuras anônimas, de ontem e sempre que, nos bastidores, formam essa corrente “de ferro e de flor” que mantém a fé na vida, a fé na gente, a fé no que virá. 25 de outubro de 2019
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I