Dasilva 15 de janeiro de 2020
  1. Vivemos tempos de desafios, de crise, de provação e, às vezes, de justificativa para a apatia, o desânimo, o abandono da solidariedade… É um tempo da militância resistir para seguir existindo e cultivar a Esperança, num momento que pode ser uma grande noite de espera…
  2. As pessoas expressam o espírito de seu tempo e também assimilam e reproduzem ideias, valores, crenças, atitudes, modos de pensar e de agir divulgados pela classe dominante. Mas, apesar do seu veneno, se chocam e disputam com outras formas de pensar, de sentir e de agir.
  3. Hoje, predominam os valores da ideologia capitalista, machista, racista, homofóbica, individualista que, por todos os meios, tentam envenenar a classe trabalhadora pelo fanatismo político e religioso, com a finalidade de garantir os interesses da exploração.
  4. O bombardeio é tão forte que, às vezes, parece triunfar a esperteza, a insensibilidade para com os pobres, o corte de direitos, a destruição do meio ambiente. É a tentativa de acusar de tolo quem rema contra essa maré conservadora e de linchar quem luta pela justiça.
  5. Nesse contexto, de contradições e disputas, vale recordar o sonho da terra sem males e buscar força na memória e no exemplo de pessoas, como tanto mártires, cuja trajetória permanece como rica lição de serviço e entrega à causa da nova ordem social.
  6. Há uma enorme constelação de mártires e lutadoras que honram a condição humana. Por sua vida e ação, desafiaram (e desafiam) as regras pré-estabelecidas do mundo, se sacrificaram (e se sacrificam) para que a classe explorada se realize, como gente e como povo.
  7. Na lista das pessoas que doaram (e doam) a própria vida por sua classe, estão militantes, agentes de pastoral e muitas figuras anônimas, de ontem e sempre que, nos bastidores, formam essa corrente “de ferro e de flor” que mantém a fé na vida, a fé na gente, a fé no que virá. 25 de outubro de 2019
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]