Os professores e professoras da
rede estadual do RS fizeram uma greve histórica
porque cansaram de tantos ataques à dignidade
de sua profissão e ataques à escola pública.

Carregaram, com orgulho, a bandeira do seu Sindicato: CPERS. Receberam apoio de milhares de cidadãos e cidadãs gaúchos, que se somaram nesta dura e desafiadora caminhada de mais de um mês de aulas paralisadas.

 Elencaremos algumas lições e aprendizagens sob o nosso ponto de vista, de professor, escritor, ativista de direitos humanos e editor do site www.neipies.com

Professores e funcionários grevistas assumem um compromisso ético e político muito sério: a greve não é em causa própria, mas em nome de todos os seus colegas. Por isso mesmo, a greve sempre é sustentada pelos mais coerentes, mais conscientes e mais seguros de sua tarefa e missão.

Críticas sempre são bem-vindas ao movimento, mas somente serão aceitas aquelas que vierem de quem luta. É muita covardia esconder-se atrás de certas críticas para não vir somar-se com a luta.

Além de ser um compromisso sério que tem horas e horários definidos, a greve também se faz de alegrias, de encontros, de convivências, de muitas trocas. Uma greve guarda certa espiritualidade e se faz com compromissos de quem se soma para lutar. Por isso mesmo, grevistas tem todo direito de rir, de tomar chimarrão, de sentar em rodas, de ouvir músicas, de exibir-se em fotos. Uma luta boa se faz com alegria!

Quem luta também educa. Quem educa verdadeiramente, desestabiliza os acomodados. Ao nos organizarmos pacificamente, estamos ensinando ao conjunto da sociedade que é preciso organização quando os direitos são atacados.

Jornalistas e parte da imprensa que tentam nos jogar contra a população precisam nos respeitar primeiro para entender nossas causas. Nossas causas sempre são a defesa da dignidade de nossa profissão docente e a defesa da escola pública, de qualidade social (que seja boa para todos os que se envolvem nela).

Os números de grevistas não são o principal parâmetro para sustentar uma greve. O que sustenta uma greve é sua legitimidade e a certeza de que mais avanços são possíveis nas negociações, maior objetivo das greves.

Mentes tranquilas, serenas e convictas incomodam quem é adepto ao terrorismo das ameaças, das punições e das simulações que tentam desestabilizar os manifestantes para desmerecer o mérito das lutas.

Greve de servidores públicos sempre busca aperfeiçoar e aprimorar a qualidade dos serviços públicos. Servidor valorizado cumpre função pública com maior interesse e motivação.

O desejo maior de quem está em greve é voltar ao trabalho, pois o local de trabalho é seu lugar de realização. A escola pública é o lugar de nossa realização pessoal e profissional.

Todos os que ousam participar de uma greve, voltam transformados e revigorados para seus locais de trabalho. Aprendem, como ninguém, que não é bom ser escravo e que ser sujeito da sua história também tem preço, que sempre vale a pena pagar. Aprendem também que o ombro a ombro, o cara a cara e a solidariedade nos humanizam, transformando-nos em seres humanos melhores.

[email protected]
neipies.com

O autor é professor, escritor e ativista em direitos humanos, desde Passo Fundo, RS

Obs: Imagens enviadas pelo autor.
Créditos fotos: CPERS

Para ter acesso ao artigo com todas as imagens acesse

https://www.neipies.com/licoes-de-uma-greve-historia-dos-professores-estaduais-do-rs/

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]