[email protected]

FESTA DO BATISMO DO SENHOR
Mateus 3,13-17

Não é por acaso que a narração da Criação, no início do primeiro livro da Bíblia, o Gênesis, começa com a visão de um mundo de águas imensas, sobre as quais paira o Espírito, e de onde todas as coisas, pela força da divina Palavra, vão passando a existir. E não deixa de ser curioso que cada novo ser humano seja gestado no útero da mãe, e se desenvolva numa placenta, uma bolsa de água, de onde, após nove meses, emerge e vem à luz. Mas, banhar-se é, também, uma experiência do cotidiano das pessoas, que traz uma prazerosa sensação de bem-estar e vale como um recomeço.

O BATISMO, o banho, o mergulho ritual, adota-do pela tradição religiosa do povo de João Batista e de Jesus, com certeza, tem a ver com tudo isso, toda essa densidade simbólica que arranca da vida e da fé. O Batismo de Jesus, então, referência primeira do nosso próprio batismo, se insere no Mistério da Manifestação (Epifania) de Deus, como o momento em que o “Filho do Homem”, filho de Maria e de José, por volta dos trinta anos de idade, ao fazer-se batizar pelas mãos de João seu precursor, mergulha fundo na vida dos pobres e pecadores de sua terra e de todos os lugares, do seu tempo e de todas as gerações… Era assim que ele “cumpria toda a justiça”! E é, assim, que ele começa a sua missão libertadora… E o Espírito da nova Criação pousa sobre ele… E a voz recriadora do Pai, imensamente contente com tudo isso, não se contém e se faz ouvir, declarando Jesus de Nazaré, o carpinteiro, filho de carpinteiro, seu Filho predileto! Esse momento marcante da vida de Jesus desencadeou uma torrente de energia espiritual que irá impulsioná-lo para assumir a sua missão e levá-lo até as últimas consequências: dar a sua vida por amor à Humanidade, pela causa maior, a causa do Reino. O que lhe valerá a Ressurreição! Resta saber se o Batismo de cada um, de cada uma da gente, tem tido essa dimensão. Só assim, ao celebrarmos o Batismo o Senhor, nosso canto terá a força de manifestá-lo ao mundo que nos escuta.

O fato é que somos uma nação de gente batizada. A situação do nosso país está mostrando quanto vale, de fato, o nosso batismo… Nós, batizados e batizadas, em comunhão com Jesus, na força do Espírito, deveríamos estar “santificando o nome” do Pai, por uma vida transformada, capaz de transformar a sociedade em “Reino de Deus”, que é “justiça e paz de alegria no Espírito Santo”. E está sendo assim?… É só analisar a conjuntura… 

………………..

2020, MAIS UM ANO ELEITORAL!

Oportunidade excelente para os batizados e batizadas de todas as Igrejas cristãs demonstrarem o valor e a eficácia do seu Batismo!  Vamos provar que somos “novas criaturas”, homens e mulheres engajados/as na eleição de quem vai governar nossas cidades conforme os valores do Reino de Deus:

– priorizando os mais precisados!

– buscando igualdade e justiça entre todos/as!

– implementando programas de economia solidária!

– garantindo Terra, Trabalho e Teto para todos os Filhos e Filhas de Deus no município!

Obs: REGINALDO VELOSO, presbítero leigo das CEBs (essa é minha condição eclesiástica atual, o que me deixa particularmente feliz)
– Membro do MTC (Equipe Maria Lorena – Recife)  (terminou meu “mandato” como “Assistente Regional”)

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]