[email protected]

1 – AVE MARIA!
Mateus 1,18-24

 Uma frase clássica de Santo Agostinho:
“O Deus que te criou sem ti, não te salvará sem ti” (Sermo CLXIX,13). Então, para que a SALVAÇÃO aconteça e a Humanidade conheça a felicidade plena, e tenha VIDA “em abundância” (Jo 10,10), Deus precisa da gente, da nossa insubstituível participação.

No Evangelho de Lucas, MARIA aparece como aquela de quem Deus esperou o SIM, alguém que se coloca totalmente à disposição de Deus para que “grandes coisas” aconteçam.

No Evangelho de Mateus, JOSÉ, de modo muito especial, aparece como humilde protagonista de uma história que tem Deus por condutor e, como desfecho, o nascimento de JESUS, o Filho de Deus.

Mas o que importa mesmo é que a Comunidade Cristã como um todo, e cada um, cada uma, de nós, assumamos hoje, aqui e agora, a nossa parte na realização deste Mistério: revelar ao mundo Aquele que, tendo nascido da raça de Davi, é capaz de libertar de um mal que é a raiz de todos os males, “o pecado”, aninhado no coração de cada pessoa e nas estruturas da sociedade humana.

Nossa alegre expectativa, neste 4º Domingo do Advento, é de que Ele, JESUS, venha a nós, a cada um, a cada uma, a toda a Humanidade, e encontre nossos corações, nossos espaços, abertos e disponíveis para que aconteça esta transformação radical: pessoas e sociedade libertas de todo egoísmo e injustiça, de toda violência e do império da morte.

José e Maria são nossas referências, dois exemplos luminosos de humildade e disponibilidade. Cabe a cada qual de nós ver, concretamente, em cada ambiente de vida, o quê e como fazer para que a Boa Nova do Reino de Deus brilhe, e Jesus se manifeste na confraternização cotidiana das pessoas, renovadas pelo amor, na alegria da PAZ!

…………….

Três anos atrás, a gente branca e xenófoba dos Estados Unidos elegeu TRUMP para comandar o Império… E aqui no Brasil, seu vassalo, o homem do “golpe”, TEMER, negociava com os picaretas do Congresso a PEC da Morte e outras ameaças à Saúde, à Educação, à Seguridade Social, em suma, à sobrevivência da Classe Trabalhadora e dos empobrecidos deste país… Neste ano de 2019, então, as coisas ruins só têm piorado… Mas,

Estudantes, uma juventude surpreendentemente madura e determinada, v em dando lições a quem as desaprendera,
vem recordando a História a quem a esquecera,
e não tem permitido que o Ensino, “destorcido”, volte a emburrecê-los e encabrestá-los, nem se fechem os espaços conquistados…

Trabalhadores e Trabalhadoras,
gente sem trabalho, sem terra e sem teto, vem
saindo às ruas, clamando nas praças, gritando no deserto, preparando caminhos, abaixando montes de opressão, aterrando vales de humilhação,
e fazendo valer o sonho da Terra Prometida, onde corre o leite da justiça e o mel da paz: no mínimo,  NENHUM DIREITO A MENOS!

Apesar do Império e de seus vassalos…
Apesar da indiferença dos belemitas de sempre…
Apesar das investidas dos Herodes de plantão…

A Criança vai nascer, o Reino vai chegar, Natal vai acontecer, e uma Estrela, que ninguém vai poder apagar, anuncia um novo tempo para um Ano Novo!
E vai ser uma “pirralha”, reconhecida pela ONU como “personalidade do ano”, que vai no dar o alerta final da “esperança” que não engana nem aliena:

 Greta Thunberg – Discurso na COP 25

“… … Tive a sorte de poder viajar pelo mundo e, na minha experiência, a falta de consciência é a mesma em todos os lugares. Não menos presente entre os que foram eleitos para nos liderar. Nunca existe um senso de urgência. Nossos líderes não estão se comportando como se estivéssemos numa emergência.

Em caso de emergência, você muda seu comportamento.

Se houver uma criança parada no meio da estrada e os carros se aproximando com velocidade total, você não desviará o olhar porque é muito desconfortável. Você sai imediatamente e resgata a criança.

Sem esse senso de urgência, como podemos fazer as pessoas entender que estamos enfrentando uma crise real?… E se as pessoas não estiverem totalmente conscientes do que está acontecendo, não pressionarão as pessoas no poder para agir.

E sem a pressão do povo, nossos líderes podem ficar impunes sem fazer basicamente nada, que é onde estamos agora. E isso acontece de novo e de novo.

Em apenas três semanas entraremos numa nova década. Uma década que definirá o nosso futuro. No momento, estamos desesperados por qualquer sinal de esperança.

Bem, estou lhe dizendo que há esperança. Eu já vi isso. Mas não vem dos governos ou corporações, vem do povo. As pessoas que desconheciam estão começando a acordar. E uma vez que tomamos consciência, mudamos. As pessoas podem mudar. E as pessoas estão prontas para a mudança. E essa é a esperança, porque temos democracia. E a democracia está acontecendo o tempo todo. Não apenas no dia das eleições, mas a cada segundo e a cada hora. É a opinião pública que governa o mundo livre. De fato, todas as grandes mudanças em nossa história vieram do povo. Não precisamos esperar. Podemos começar a mudança agora mesmo. Nós, as pessoas. Obrigada.”

Com essa esperança, esperançando com tod@s @s que têm fome e sede da Justiça e trabalham pela Paz, desejo-lhe um Natal de luz e de Paz/2019, e um feliz Ano Novo/2020: “Justiça e Paz se abraçam” Sl 85.

Reginaldo Veloso, presbítero leigo das CEBs

2SOLENIDADE DO NATAL DO SENHOR
Lucas 2,1-14

O Natal acontece no coração das pessoas e na vida da sociedade:
– onde finda o preconceito e nasce o respeito pelos diferentes…
– onde finda a indiferença e nasce a solidariedade com quem mais precisa…
– onde finda a exclusão e se vive em comunhão entre todos e todas…
– onde finda a acomodação e começa a participação cidadã…
– quando a gente descobre que “há mais alegria em dar que em receber”…
– quando a lei da vantagem é superada pelo prazer de servir…
– quando o desperdício se transforma em cuidado com os outros e com o Planeta…
– quando o consumismo do Papai Noel dá lugar ao “comunismo” de JESUS…
Aí os Anjos cantam GLÓRIA a Deus nas alturas dos céus, porque há PAZ na terra, pois Deus quer bem à Humanidade, sobretudo quando a gente se quer bem e vive a solidariedade!

 Como disse, um dia, o Pastor Fred Morris: <<SOLIDARIEDADE
É O NOVO NOME DA FÉ!
CRER É SER SOLIDÁRIO COM A CRIAÇÃO E COM A HUMANIDADE.
MENOS DO QUE ISSO, NÃO É FÉ, É SUPERSTIÇÃO!>>

 Gente, faz sentido repetir, neste Natal de 2019, o mesmo que escrevi, três anos atrás: “Para todos e todas nós, um NATAL de muita luz e inspiração para o ANO NOVO: vamos precisar de muita atenção ao que vai se passando no país… Vamos precisar de muita união e mobilização: o grito das ruas é que dará força ao Projeto da Classe Trabalhadora e de todos os Empobrecidos e Empobrecidas, por um país justo, igual e feliz, para todos e todas. Quem governa o país, ou obedecerá à Mão libertadora do Povo e de Deus, ou, então, à mão cruel do Mercado! A escolha é de cada um, de cada uma de nós!”
Teria coisa mais atual para dizer-lhes?…

 …….

Ao desejarmos “Feliz Natal!”, olhemos bem em volta de nós, se não tem alguém precisando mais que os outros… E o Senhor nascerá para ele ou ela através da nossa aproximação, do nosso cuidado e solidariedade.

No brilho da Estrela,
FELIZ ANO NOVO! Desejá-lo, só vale a pena, se você se compromete efetivamente
com a felicidade do Povo!
E o que o NATAL tem a ver mesmo com o “Ano Novo”,
para ele ser verdadeiramente “novo” e “feliz”?… Seja responsável e criativo!

 3- Festa da Sagrada Família
Mt 2,13-15.19-23

 Uma família pobre às voltas com uma conjuntura política adversa, obrigada a migrar, ameaçada que estava pelo poder opressor. Essa é a originalidade do projeto de salvação que Jesus veio realizar: nada a ver com os privilégios de uma sociedade que exclui e mata. Tudo a ver com os excluídos e massacrados.

Uma pergunta: As famílias pobres, os filhos e filhas da Classe Trabalhadora têm consciência das situações de opressão e exclusão a que são submetidos pelo sistema capitalista na sua fase mais cruel, a atual globalização econômica neoliberal?…

Os pobres, os Trabalhadores e Trabalhadoras, que têm tido a oportunidade de cultivar a Fé Cristã, estão sendo evangelizados na consciência de ter em José e Maria, e, sobretudo, em Jesus, companheiros de caminhada, solidários com suas dificuldades e carências, e inspiradores de uma fé, que “não costuma faiá”?… A gente crê no Deus que está conosco pro que der e vier, e, portanto, sustenta nossa resistência e nossa luta contra toda opressão e exclusão, toda injustiça, desigualdade e violência?…

Por outro lado, quanto é importante para todas as famílias, mas, especialmente para as famílias do povo oprimido, de olho na Sagrada Família de Nazaré, ouvir os conselhos do sábio do Primeiro Testamento (Eclesiástico 3,2-7,14-17ª – 1ª. leitura) e do Apóstolo Paulo (Carta aos Colossenses 3,12-21). Pais, mães, filhos e filhas, irmãos e irmãs, todo mundo têm a ganhar com uma vida de família harmônica e digna, onde respeito e cuidado, carinho e ternura, iluminados e animados pela fé, preparam as pessoas para os embates do cotidiano e para as lutas contra toda adversidade.

Que beleza vê-los, em família, ou em comunidade, “movidos pela graça”, cantando “a Deus”, em seus “corações, com salmos, hinos e cânticos inspirados pelo Espírito”!

*

Do Papa FRANCISCO para as FAMÍLIAS de hoje:

<<De fato, a graça do sacramento do matrimónio destina-se, antes de mais nada, « a aperfeiçoar o amor dos cônjuges». Também aqui é verdade que, « ainda que eu tenha tão grande fé que transporte montanhas, se não tiver amor, nada sou. Ainda que eu distribua todos os meus bens e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor de nada me vale » (1 Cor 13, 2-3). Mas a palavra « amor», uma das mais usadas, muitas vezes aparece desfigurada.
 O nosso amor quotidiano

  1. No chamado “Hino à Caridade” escrito por São Paulo, vemos algumas características do amor verdadeiro: «O amor é paciente, o amor é prestável; não é invejoso, não é arrogante nem orgulhoso, nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita, nem guarda ressentimento, não se alegra com a injustiça, mas rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta » (1 Cor 13, 4-7).
    Isto pratica-se e cultiva-se na vida que os esposos partilham dia-a-dia entre si e com os seus filhos. Por isso, vale a pena deter-se a esclarecer o significado das expressões deste texto, tendo em vista uma aplicação à existência concreta de cada família.
    Paciência
    91 (… …) Uma pessoa mostra-se paciente, quando não se deixa levar pelos impulsos interiores e evita agredir. A paciência é uma qualidade do Deus da Aliança, que convida a imitá-Lo também na vida familiar. (… …) A paciência de Deus é exercício da misericórdia de Deus para com o pecador e manifesta o verdadeiro poder.
    92.Ter paciência não é deixar que nos maltratem permanentemente, nem tolerar agressões físicas, ou permitir que nos tratem como objetos. O problema surge quando exigimos que as relações sejam idílicas, ou que as pessoas sejam perfeitas, ou quando nos colocamos no centro esperando que se cumpra unicamente a nossa vontade. Então tudo nos impacienta, tudo nos leva a reagir com agressividade. Se não cultivarmos a paciência, sempre acharemos desculpas para responder com ira, acabando por nos tornarmos pessoas que não sabem conviver, antissociais incapazes de dominar os impulsos, e a família tornar-se-á um campo de batalha.” Por isso, a Palavra de Deus exorta-nos: «Toda a espécie de azedume, raiva, ira, gritaria e injúria desapareça de vós, juntamente com toda a maldade » (Ef 4, 31). Esta paciência reforça-se quando reconheço que o outro, assim como é, também tem direito a viver comigo nesta terra. Não importa se é um estorvo para mim, se altera os meus planos, se me molesta com o seu modo de ser ou com as suas ideias, se não é em tudo como eu esperava. O amor possui sempre um sentido de profunda compaixão, que leva a aceitar o outro como parte deste mundo, mesmo quando age de modo diferente daquilo que eu desejaria.
    (da Exortação Apostólica “A Alegria do Amor”)

 Ao brilho da Estrela: ANO NOVO, VIDA NOVA para todas as Famílias!

4 – SANTA MARIA, MÃE DO SENHOR
Lucas 2,16-21
Como seria bom começar um novo ano com a pressa dos pastores, correndo atrás da Salvação anunciada pelos Anjos…

Seremos capazes de decifrar, no Mistério da Criança deitada em cima de um cocho, por que tudo lhe foi negado, desde nascença?…

Por sinal, sobre a Mãe do Senhor, hoje, a grande homenageada, Lucas observa que “guardava todas estas coisas, meditando-as no eu coração” (Lc 2,19), No silêncio de José e na meditação de Maria, o convite a um momento de reflexão… de atenção aos “sinais dos tempos”…  E a Criança, filho deste humilde pai e desta humilde mãe, se torna, de repente, o sinal mais eloquente da solidariedade de Deus com os últimos da terra!…

De todas as pessoas que, por estes dias, têm passado pelos presépios das igrejas ou os têm armado em suas casas, quem terá feito esta leitura do Mistério, dando continuidade, hoje, à meditação de Maria?… Quem terá entendido o recado do Céu?…

E no oitavo dia do seu nascimento o Menino, filho de Maria, receberá de José, seu pai, o nome de JESUS! Quer dizer que, na Pessoa de Jesus, Deus vem a nosso encontro para nos salvar, nos libertar, primeiramente, do mal aninhado em nossos corações, da tara da desobediência a seus mandamentos, da busca individualista de nossos interesses egoístas… “Eis o pecado do mundo!”. Toda outra mudança só terá consistência, se começar por aqui, por dentro de cada um, de cada uma, de nós… Sem essa transformação interior de cada pessoa, todo projeto de mudança social acaba indo “pro brejo”… Já temos bastante experiência disso. E faz bem lembrar aqui o que dizia o primeiro presidente socialista de Angola, Agostinho Neto: Não basta que seja pura e justa a nossa causa. É necessário que a pureza e a justiça existam dentro de nós”. Com esse sonho, com esses anseios, desejemo-nos uns aos outros e outras: FELIZ ANO NOVO!

E que a Mãe do Senhor rogue por nós, e nos seja inspiração, primeiro, na busca ardente de servir, no dia a dia de nossas vidas, ao projeto divino de LIBERTAÇÃO… Em seguida, de poder celebrá-lo e cantá-lo, ao longo deste novo ano, como ela o fez, um dia, na casa de Isabel!

Como de Maria, mais que unca, Deus precisa de nós para realizar este sonho em nosso país ameaçado por um “projeto de morte”.
…..

Mensagem Natalina/2019 do Papa Francisco

Natal chegando, novenas, preparações, correria, gastos e outras coisas mais… Aí vem o Papa Francisco e divulga esse texto: Esse Papa é realmente diferente! Olhem só a bela mensagem de NATAL:

 <<O Natal costuma ser sempre uma ruidosa festa; entretanto se faz necessário o silêncio, para que se consiga ouvir a voz do Amor. Natal é você, quando se dispõe, todos os dias, a renascer e deixar que Deus penetre em sua alma. O pinheiro de Natal é você, quando com sua força, resiste aos ventos e dificuldades da vida. Você é a decoração de Natal, quando suas virtudes são cores que enfeitam sua vida.

Você é o sino de Natal, quando chama, congrega, reúne. A luz de Natal é você quando com uma vida de bondade, paciência, alegria e generosidade consegue ser luz a iluminar o caminho dos outros. Você é o anjo do Natal quando consegue entoar e cantar sua mensagem de paz, justiça e de amor. A estrela-guia do Natal é você, quando consegue levar alguém, ao encontro do Senhor. […]>> (#BOATO – Google)

 5 – FESTA DA EPIFANIA DO SENHOR
Mateus 2,1-12

Esta festa, celebrada tradicionalmente no dia 06 de janeiro, é o desfecho radiante do ciclo de Natal: a manifestação do Filho de Deus às nações do mundo inteiro, na pessoa dos Magos vindos do Oriente… Eles vêm do lado do mundo onde o sol nasce, em busca do Sol da Justiça, que havia raiado no escuro da noite da gruta de Belém.

E houve uma ida e uma volta:

Para ir, e chegar até o Menino-Deus, precisou, primeiro, observar os “sinais dos tempos” e caminhar no rumo da Estrela.

E já no final da viagem, de onde menos se esperava, não faltou quem quisesse aproveitar-se deles para planos bem diversos e perversos: como predissera Simeão, aquele Menino-Rei, desde cedo, haveria ser “sinal de contradição”.

E o encontro com o Menino foi um momento de expansão dos corações e da oferta do que traziam de melhor para Aquele que chegava como promessa de Vida, e Vida em abundância!

Voltando a seus mundos e suas gentes, agora, era a vez de eles mesmos cumprirem o papel da Estrela, anunciando e testemunhando um Reino e um Rei diferentes, que haveriam de acontecer no meio dos simples e dos pobres.

É a partir dos empobrecidos, que Deus quer que mudemos nossos conceitos e atitudes, invertamos nossas prioridades, e inauguremos uma nova realidade pessoal e social: um Ser Humano Novo, um Mundo Novo, que tenha a cara da Terra Prometida, onde mana para todos e todas o leite da justiça e o mel da paz.

“Vós sois a luz do mundo!”, eis aí um bom programa para um ano que começa.

Como cristãos e cristãs, cidadãos e cidadãs do céu, já nesta terra, o que nos cabe como tarefa prioritária, ao longo deste ano de 2020?… Estamos atentos aos “sinais” dos tempos e de Deus?… Por onde e para onde queremos caminhar?…

 ……

EPIFANIA! Vale a pena começar um novo ano ao esplendor de tanta luz, sobretudo se cada um, cada uma de nós, se nossas comunidades cristãs se capacitam a fazer de suas vidas outros tantos pontos de irradiação de um Reino que começa aqui e agora.

Um ano de luz e de luta, para que a Luz vença as trevas! 2020, ano de eleições municipais: não é bom pensar nisso cedo?

 Obs: REGINALDO VELOSO, presbítero leigo das CEBs (essa é minha condição eclesiástica atual, o que me deixa particularmente feliz)
– Membro do MTC (Equipe Maria Lorena – Recife)  (terminou meu “mandato” como “Assistente Regional”)

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]