O Natal está chegando, as luzes já estão em toda a cidade, já começam a brilhar, bem como na maioria dos lares, mas elas já entraram também nos nossos corações? Vamos deixar a luz do céu entrar nos nossos corações.

A ciência já mencionara que a escuridão é apenas a ausência de luz, como também já dissera São Francisco de Assis: “Onde houver trevas, que eu leve a luz”. Se houver luz não haverá trevas. Assim, é preciso que deixemos sempre a luz dos nossos corações acesas. Para que não produzamos trevas, nem para nós, nem para os outros, com os nossos sentimentos pobres, como a ausência do amor, por falta de luz.

Vamos deixar a luz do céu entrar nos nossos caminhos, nos nossos trabalhos em nosso Natal. Não vamos viver um Natal como uma festa de “comes e bebes”, de árvores cheias de presentes, isto até pode acontecer, por nossas tradições, mas não poderemos permitir que só isto seja o nosso Natal. Vamos nos aproximar dos irmãos, abrindo nossos braços para um abraço apertado, transmitindo paz, alegria, afeto, esperança. Vamos ouvir o que nosso irmão gostaria de falar, e falar o que o nosso irmão gostaria de ouvir. Quem sabe teremos a palavra certa para aquela pessoa necessitada.  Se nossos corações estiverem cheios de luz do céu, essa palavra, com certeza, será pronunciada, porque a inspiração será Divina, porque nosso coração estará cheio Dêle, Deixe a luz do céu entrar no seu coração e só repassarás coisas boas a ti mesmo e ao próximo.

Vivemos na maioria das vezes um Natal consumista, sem festejar o verdadeiro sentido do mesmo: o nascimento de Jesus, nosso irmão, conselheiro, protetor e fonte de inspiração. É preciso que esta seja a consciência do nosso Natal. Ele veio por nós e morreu por nós. E porque não vivemos com ele? Sim, ele nasce todos os dias, não apenas no Natal. Ele insiste em nos salvar, em nos tornar santos e por isso, todos os dias, nasce novamente e percorre conosco o dia todo, todos os nossos dias. Alguma dúvida? Veja o espetáculo do nascimento do sol todos os dias, apesar de muitos ainda estarem dormindo nesse horário, ele renova o espetáculo todos os dias; ouve o canto dos pássaros, veja a pureza e o sorriso das crianças, veja as flores e sinta o perfume de Deus. Alguma dúvida quem nasce todos os dias, quem poderia renovar todo essa maravilha do dia após dia se não Ele.

Vamos deixar a luz do céu entrar nas nossas vidas, ela poderá exercer a cura de nossas tristezas, renovar e fortalecer nossa fé ajudar-nos a compreender as nossas deficiências e superá-las, tornar nossos dias mais felizes. Poderemos ver ampliado o lado bom dos irmãos e minimizar as suas tristezas e incoerências.

Somos oriundos da mesma criação não vamos deixar a escuridão surgir entre nós, deixa a luz do céu entrar no seu interior, ela ajudará a dá brilho a outras vidas e aumentará ainda mais a sua luz. E temos a quem seguir veja o que Ele nos disse: “Eu sou a luz do mundo, aquele que me segue jamais andará nas trevas”. Ele também nos deixou outros guias, como a mais recente Santa Dulce dos Pobres, nossa querida santa brasileira, o papa João Paulo II, um papa para o mundo. Tivemos também São Francisco de Assis, dentre tantos guias que nos foram apresentados para seguirmos. E todos eram humanos, como nós, apenas resolveram tornar-se santos, como é o desejo de Deus para todos nós. Vamos tentar? Pelo menos vamos melhorar nossos sentimentos, para conosco e para com os outros, especialmente, mas não tão somente, no clima natalino que já se vivencia. Façamos que o Natal seja todos os dias.

Que venha o Natal, mas que ele chegue com muita luz do céu para todos nós, não brilhe só as luzes do consumismo. Vamos deixar a luz do céu entrar?

Feliz natal  a todos!

Obs: O autor, Prof. Dr. Rômulo José Vieira é Acadêmico da Academia de Ciências do Piauí; Acadêmico da Academia de Medicina Veterinária do Piauí; Acadêmico correspondente da Academia de Medicina Veterinária do Ceará; Acadêmico correspondente da Academia Pernambucana de Medicina Veterinária.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]