http://institutodomhelder.blogspot.com.br
[email protected]

Meus queridos amigos

Estamos cada vez mais próximos do Natal. Vamos olhar, de perto, uma das figuras mais importantes e dignas de admiração e amor, que encontramos no presépio: Sao José. O Pai Celeste escolheu José para representá-lo junto a seu Filho divino. Ele foi pai de criação de Cristo e esposo e protetor de Nossa Senhora.

A princípio, ele nem sabia do mistério que se passava com Nossa Senhora. Não tinha a audácia de julgá-la, mas não sabia o que se passava com ela. Quando estava no auge da angústia, veio um anjo, em sonho, explicar-lhe o mistério imenso que se passava com Nossa Senhora, escolhida nada mais, nada menos, do que para ser Mae de Deus.

É difícil alguém ser mais provado na fé do que o pai de criação de Cristo. Ele já sabia, pelo aviso do anjo, quem era a criança que ia nascer de Nossa Senhora. E ele e a Mae de Deus saem procurando um canto onde a Criança possa nascer e só encontram uma estrebaria!

É verdade que chegaram pastores, acordados pelos anjos e chegaram Reis Magos conduzidos por uma estrela. Que provação para a fé, ver o Filho de Deus ter que fugir, de madrugada, para o Egito, para não ser morto pelos soldados de Herodes!

Quando voltaram para Nazaré, se era um encanto morar com Nossa Senhora e o Menino Deus, foi provocação das grandes, saber que aquela Criança viera ao mundo para salvar os homens. E o tempo corria, a criança virou jovem, o jovem homem e nada de começar sua missão. São José morreu sem ter o gosto de ver o Cristo partir para suas pregações e seus milagres…

Quanta lição para nós! Nossa fé, também, é provadíssima! Quando comungamos, nossa fé nos diz que não é um pedaço de pão que recebemos, é o próprio Cristo… Mas tudo lembra pão, como tudo lembra vinho, embora nossa fé nos diga que é a presença viva do nosso Salvador.

Nossa fé nos diz que assim como Cristo ressuscitou, nós também haveremos de ressuscitar. Nossa fé nos ensina a perguntar a morte onde está a vitória dela. Ela não conseguiu ferir nossa alma e o próprio corpo, que entregamos a terra, um dia ressuscitará. Mas as aparências todas são a vitória plena da morte… Bem entendida, bem vivida, a devoção a São José pode ser preciosa para nós. Na noite de Natal, no presépio, olhando para Nossa Senhora e para o Menino Deus, não deixemos de ter um olhar de admiração e carinho para a grande humildade de São José. Quinta-feira, 20.12.1979

Obs: *Mais uma das crônicas escritas por Dom Helder Camara para o seu programa de rádio UM OLHAR SOBRE A CIDADE, exibido na rádio Olinda às 06h55 de 01 de abril de 1974 a 22 de abril e 1983. Está crônica está publicada no livro “Meus Queridos Amigos”, que reúne 200, das centenas de crônicas lidas por Dom Helder ao longo dos nove anos de duração do programa.

 Imagem e texto enviados pelo IDHEC – Instituto Dom Helder Camara
. Ver AUTORIZAÇÃO do IDHEC no item OBRAS LITERÁRIAS.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]