[email protected]

1 PREPARAI
Mateus 3,1-12

 O cenário que se desenha diante dos olhos da Comunidade Cristã neste 2º Domingo do Advento é de “deserto”. E deserto é lugar onde a vida é escassa ou simplesmente não existe. Deserto é lugar de silêncio e solidão. De repente, o deserto está dentro de nós e à nossa volta. Mas dos desafios do deserto são, também, oportunidades de crescimento e superação… É no deserto que Deus educa seu povo para a liberdade e o conduz para a Terra Prometida.

É no deserto onde a Boa Notícia, que vem de Deus, por boca de seus profetas, ecoa, hoje, como no tempo de João Batista… E essa Boa Notícia vem ao encontro de nossos anseios, de nossa “fome e sede de justiça”, de nossos sonhos de renovação, pessoal e social. O “Filho de Deus” vem a nosso encontro, mas para que Ele chegue até nós precisa “preparar o caminho”. São os caminhos da Justiça e da Paz que precisa preparar. E como dizia um profeta do nosso tempo, o Betinho (H. de Souza): NÃO HÁ BOA SOLUÇÃO QUE NÃO COMECE POR MIM. Conversão, eis a questão! Pela mudança que consigo realizar em mim, começa a mudança que eu quero ver acontecer no mundo.

E o NATAL que se aproxima será realmente de luz, se for o raiar de um novo tempo: em nossos lares, pela harmonia e ternura renovadas em nossas relações; em nossa rua ou condomínio, pelos cuidados, atenções e solidariedade renovados entre vizinhos e vizinhas; em nosso trabalho, pela camaradagem e espírito de militância renovados entre companheiros e companheiras; onde quer que estejamos, pela consciência ética e pelo espírito de cidadania e generosidade renovados, em busca de uma cidade diferente, de um país diferente, de um outro mundo, possível e urgente.

 De olho, desde já, no ANO NOVO, nessa conjuntura tão adversa em que o país vive, conversemos em família, em comunidade, entre vizinhos, amigos e companheiros sobre quais seriam nossas PRIORIDADES para 2020, e comecemos já a “preparar o caminho” … Por onde vamos começar a mudança em nossa vida pessoal? … Na vida do bairro, no ambiente de trabalho, na militância sindical e política, qual o apelo mais urgente?… Só haverá NATAL verdadeiro lá onde a solidariedade brotar em iniciativas de Bem Viver: cuidado e ternura, organização e luta, justiça e paz.

……

Para quem deseja um Natal de alegria, Papa Francisco deseja:

 A ALEGRIA DO EVANGELHO!

 1. A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria. Quero, com esta Exortação, dirigir-me aos fiéis cristãos a fim de os convidar para uma nova etapa evangelizadora marcada por esta alegria e indicar caminhos para o percurso da Igreja nos próximos anos.

2 -O grande risco do mundo atual, com sua múltipla e avassaladora oferta de consumo, é uma tristeza individualista que brota do coração comodista e mesquinho, da busca desordenada de prazeres superficiais, da consciência isolada. Quando a vida interior se fecha nos próprios interesses, deixa de haver espaço para os outros, já não entram os pobres, já não se ouve a voz de Deus, já não se goza da doce alegria do seu amor, nem fervilha o entusiasmo de fazer o bem. Este é um risco, certo e permanente, que correm também os crentes. Muitos caem nele, transformando-se em pessoas ressentidas, queixosas, sem vida. Esta não é a escolha duma vida digna e plena, este não é o desígnio que Deus tem para nós, esta não é a vida no Espírito que jorra do coração de Cristo ressuscitado.

3. Convido todo o cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de O procurar dia a dia sem cessar. Não há motivo para alguém poder pensar que este convite não lhe diz respeito, já que «da alegria trazida pelo Senhor ninguém é excluído».

 Preparai os caminhos do Senhor!

 2 – SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO DA MÃE DO SENHOR
Lc 1,26-38

“Por ser criado à imagem de Deus, o indivíduo humano tem a dignidade de pessoa: ele não é apenas alguma coisa, mas alguém. É capaz de conhecer-se, de possuir-se e de doar-se livremente e entrar em comunhão com outras pessoas, e é chamado, por graça, a uma aliança com seu Criador, a oferecer-lhe uma resposta de fé e de amor, que ninguém mais pode dar em seu lugar” (Catec. da I.C. 357).

Se essa é a nossa fé sobre toda e qualquer pessoa humana, o que pensar daquela que Deus escolheu para ser a Mãe do seu Filho?… Crer que Maria foi “concebida sem pecado”, é acreditar que Maria, mesmo nascendo num mundo corrompido pelo mal, ela foi sem mancha, “irrepreensível”, desde o momento da sua concepção. Isto é, a novidade da graça redentora que Jesus nos alcançou, dando a vida por nós, começou aí.  Começou com Maria o Mundo Novo, onde reina a bondade e o bem, a justiça e o amor: o Reino de Deus! Olhando para ela, espelhando-nos nela, cada um, cada uma de nós, é chamado, é chamada, a assumir sua dignidade cristã e contribuir para a transformação de toda a sociedade.

“Seja você a mudança que quer ver no mundo “, disse um grande profeta da Humanidade, Mahatma Gandhi. E os apelos que repetidas vezes o Papa Francisco vem fazendo à conversão, à volta à originalidade do Evangelho, a sairmos de nossa zona de conforto, do nosso comodismo, para assumirmos hoje o compromisso de Jesus com um mundo justo e fraterno, onde ninguém viva à margem dos direitos fundamentais da pessoa humana, onde todos e todas possamos viver com dignidade, tem tudo a ver o mistério da “Imaculada Conceição”.

É tempo de ADVENTO: não custa nada sonhar, esperar e comprometer-se…
Só assim poderemos celebrar no Natal a “alegria do Evangelho”!
Para tanto, João Batista nos convoca: “Preparem o caminho do Senhor!”
….

MARIA IMACULADA, UMA REFERÊNCIA!

Que pena que muita gente seja devota da Imaculada Conceição, mas não entenda que MARIA, Mãe de Jesus, desde o primeiro momento da sua existência, concebida sem a mancha da maldade do mundo, é para nós um sinal privilegiado dessa Nova Humanidade, pela qual a gente deveria se empenhar e lutar!
Vocês sabiam que, cada um, cada uma de nós foi batizado, foi batizada, para ser “imaculado”, “imaculada”, que nem ela?…
Vocês sabiam que cada um, cada uma de nós foi crismado, foi crismada, para trabalhar na construção de um MUNDO NOVO:

– onde as pessoas superem todas as marcas da marginalização e da miséria,
– se libertem das manchas opressão e da exclusão,
– um mundo limpo de toda corrupção e sujeira,
– onde todo mundo viva com dignidade, e “não tenha a vergonha de ser feliz”? …

A Festa da Imaculada Conceição é um incentivo, da parte de Deus, a que cada um, cada uma de nós, a exemplo desta que recebemos de Jesus como Mãe, se comprometa a dar continuidade a essa história que começou com MARIA, Mãe de JESUS, e precisa continuar através de cada um, de cada uma de nós:

– diante de um país marcado pela desigualdade, pela injustiça, pela violência…
– diante de um país ameaçado de perder sua soberania e independência, vendo suas riquezas naturais serem entregues à ambição do capital estrangeiro…
– diante do massacre cotidiano da  juventude de nossas periferias…
– diante do reino da mentira e da enganação, do preconceito e do ódio…
colocarmos nossas vidas à disposição de Deus para que a soberba do mundo seja desbaratada; os poderosos opressores, derrubados dos seus tronos; os humilhados sejam dignificados; os empobrecidos tenham vida em abundância. AMÉM!

3 – ALEGRAI-VOS
Mt 11,2-11

João Batista, precursor do Messias, estava preso por ter denunciado os erros de Herodes. Na solidão escura da prisão, vive uma profunda crise de fé… Não está entendendo mais nada.

Quantas vezes na vida, não passamos por momentos semelhantes, quando o mal parece levar a melhor… Vale a pena acreditar no Bem, na Verdade, na Justiça, no Amor?…

A resposta que Jesus dá à angustiada pergunta de João, vale para todos e todas nós, nas noites escuras dos fracassos e da desesperança… É para olharmos em torno a nós e vermos se os sinais do Reino, apesar dos pesares, não estarão despontando por todo canto, de tantas maneiras, em tantas pessoas e grupos que, malgrado as ondas do mal, se dedicam ao Bem e realizam as ações da Verdade, da Justiça e do Amor, mesmo que “remando contra a maré” ou “nadando contra a corrente”. E são estes sinais que indicam que ele está chegando e haverá razão suficiente para tanta luz e tanta música nos ambientes onde convivemos. Sim, porque…

– Natal do Papai Noel, é apenas a passageira ilusão do consumismo…

– Natal da Religião, poderá ser apenas a fantasia dos coloridos presépios e das concorridas celebrações das “Missas do Galo”…

– mas, o Natal da Fé no Evangelho, esse sim, é acolher o Príncipe da Paz na própria vida, é testemunhar o seu Reino lá onde se vive, na simplicidade e no concreto do cotidiano. Se for assim o nosso Natal, alegremo-nos! Ele está chegando! Ele está bem perto! Vamos cantar!

…..

PAPA FRANCISCO FALA A EMPRESÁRIOS:

 Em sua fala no Fórum Social promovido pela Fortune e pela Time no sábado/03/12/16, o Papa Francisco convocou os diretores executivos a reunir esforços para construir uma economia mais justa:

– “Rezo para que vocês reúnam esforços e deem voz àqueles que vocês procuram ajudar, ouçam suas histórias, aprendam com as suas experiências e compreendam suas necessidades”.

– “Vejam neles irmãos e irmãs, filhos e filhas, mães e pais. Em meio aos desafios atuais, enxerguem a humanidade de quem vocês procuram ajudar”.

Quando as vozes de tanta gente são ignoradas, disse o Papa, não somente os “direitos e valores dados a eles por Deus” são negados, como também “sua sabedoria é rejeitada, e seus talentos, tradições e culturas são impedidos de serem oferecidos ao mundo”.

Obs: REGINALDO VELOSO, presbítero leigo das CEBs (essa é minha condição eclesiástica atual, o que me deixa particularmente feliz)
– Membro do MTC (Equipe Maria Lorena – Recife)  (terminou meu “mandato” como “Assistente Regional”)

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]