Foi uma experiência incrível e indizível a VI Jornada de Agroecologia da Bahia, realizada em Utinga/BA, na Chapada Diamantina, de 16 a 20 de outubro. Saindo de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia, Bioma Mata Atlântica, anda-se por cerca de 900 km e não se chega do outro lado desse imenso estado baiano, onde (na Chapada) impera secura, pó e calor do Bioma da Caatinga. A região serrana da Chapada é de uma maravilha ímpar. Encontram-se aí animais de belas espécies, rios, cascatas… Lugar em que a natureza pede por favor para ser observada e não mais destruída. Ao chegar em Utinga/BA, no território dos índios Payayas, uma bela recepção feita pela Teia dos Povos, organização que reúne vários movimentos sociais, grupos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, responsáveis pela promoção da Jornada de Agroecologia. Um invento em forma de evento capaz de capilarizar, fazer ressoar e potencializar várias experiências na perspectiva do “Bem Viver”. Esse foi o tema: “Terra, território, águas e ancestralidade: tecendo o bem viver”. Três grandes mesas de debates, várias oficinas, rodas de conversa, apresentação de trabalhos, muita animação e mística… Mais de 2 mil participantes (crianças, jovens, adultos e idosos) de todo o estado, de outras regiões do país e até de fora, animados pelo eixo comum da agroecologia, como um novo modo de viver, produzir, se relacionar e cuidar da Casa Comum, da Pachamama, da Mãe Natureza. Oportunidade para participar com nossos estudantes de pós-graduação em Agroecologia e Educação do Campo, reencontrar companheiros/as da caminhada e conhecer outros. Como foi emocionante conhecer pessoalmente o antropólogo Kabengele Munanga!!!

dirceuben@gmail.com
dirceubeninca.wordpress.com

Obs: O autor é Doutor em Sociologia, pós-doutor em Educação e professor da Universidade Federal do Sul da Bahia

Imagens enviadas pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I