www.dannieoliveira.blogspot.com
[email protected]

Se eu fechar os olhos agora

Autor: Edney Silvestre
Editora: 
Record
Ano: 
2010

Sinopse: Numa pequena cidade da antiga zona do café fluminense, em abril de 1961, dois meninos de 12 anos encontram o corpo de uma linda mulher, que foi morta e mutilada, às margens de um lago onde vão fazer gazeta. Eles não aceitam a explicação oficial do crime, segundo a qual o culpado seria o marido, o dentista da cidadezinha, motivado por ciúme. Começam uma investigação ajudados por um velho que mora no asilo da cidade, um ex-preso político da ditadura Vargas. Para os meninos, um terrível caminho de amadurecimento e chegada à vida adulta. (Livraria Saraiva)

Porque ler?

É uma história envolvente. Paulo e Eduardo são dois garotos de classes sociais distintas que entre as travessuras da infância acabam descobrindo o corpo de uma mulher, durante um passeio escondido para tomar banho num lago. A cena acaba marcando a história de vida de ambos, que acabam se envolvendo no mistério que cerca o assassinato. Nesse contexto um terceiro personagem entra no enredo para ajudar os meninos, o cozinheiro aposentado Ubiratan. O que o trio não imagina ao fuçar os fatos por trás do crime bárbaro é que pessoas muito poderosas estão ligadas a morte de Anita, uma jovem de vida libertina e que mantinha um casamento de fachada com um velho dentista. Logo o trio se vê diante de um emaranhado de relações envolvendo políticos, empresários, a dona de um cabaré, um jogador de futebol galanteador, uma mocinha fogosa e uma esposa infiel.

Paralelo a descoberta dos fatos relacionados a morte, os garotos tentam manter a rotina familiar, muito embora na vida de um deles essa não exista, já que o pai é totalmente omisso e o irmão um exemplo a não ser seguido. O final do livro é surpreendente.

Edney Silvestre descreve muito bem os cenários possibilitando através dos detalhes imergir o leitor na narrativa. Não é a toa que o livro valeu ao jornalista o Prêmio Jabuti em 2010. Eu indico!

Obs: Imagem enviada pela autora.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]