www.dannieoliveira.blogspot.com
[email protected]

Se eu fechar os olhos agora

Autor: Edney Silvestre
Editora: 
Record
Ano: 
2010

Sinopse: Numa pequena cidade da antiga zona do café fluminense, em abril de 1961, dois meninos de 12 anos encontram o corpo de uma linda mulher, que foi morta e mutilada, às margens de um lago onde vão fazer gazeta. Eles não aceitam a explicação oficial do crime, segundo a qual o culpado seria o marido, o dentista da cidadezinha, motivado por ciúme. Começam uma investigação ajudados por um velho que mora no asilo da cidade, um ex-preso político da ditadura Vargas. Para os meninos, um terrível caminho de amadurecimento e chegada à vida adulta. (Livraria Saraiva)

Porque ler?

É uma história envolvente. Paulo e Eduardo são dois garotos de classes sociais distintas que entre as travessuras da infância acabam descobrindo o corpo de uma mulher, durante um passeio escondido para tomar banho num lago. A cena acaba marcando a história de vida de ambos, que acabam se envolvendo no mistério que cerca o assassinato. Nesse contexto um terceiro personagem entra no enredo para ajudar os meninos, o cozinheiro aposentado Ubiratan. O que o trio não imagina ao fuçar os fatos por trás do crime bárbaro é que pessoas muito poderosas estão ligadas a morte de Anita, uma jovem de vida libertina e que mantinha um casamento de fachada com um velho dentista. Logo o trio se vê diante de um emaranhado de relações envolvendo políticos, empresários, a dona de um cabaré, um jogador de futebol galanteador, uma mocinha fogosa e uma esposa infiel.

Paralelo a descoberta dos fatos relacionados a morte, os garotos tentam manter a rotina familiar, muito embora na vida de um deles essa não exista, já que o pai é totalmente omisso e o irmão um exemplo a não ser seguido. O final do livro é surpreendente.

Edney Silvestre descreve muito bem os cenários possibilitando através dos detalhes imergir o leitor na narrativa. Não é a toa que o livro valeu ao jornalista o Prêmio Jabuti em 2010. Eu indico!

Obs: Imagem enviada pela autora.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I