www.defesadafe.org

Embora a questão “Se Deus criou o universo, quem criou Deus?” seja uma uma das mais simples de se responder, é impressionante como ela ainda é levantada em certos círculos e como ela ainda atormenta alguns jovens sinceros na busca dos porquês para a sua fé. Por este motivo, trataremos desse assunto no nosso bate-papo de hoje.

Para começar logo indo diretamente ao ponto, esclareço que o problema com a questão é o de indevidamente colocar Deus na categoria das coisas criadas.

Tentando ser mais claro, somente podemos perguntar pelo criador das coisas que foram criadas. Ou seja, não faz sentido perguntar quem criou aquilo que não foi criado.

Durante séculos, o ateísmo tinha como principal argumento exatamente este, que repito: “não faz sentido perguntar quem criou aquilo que não foi criado”. O que ocorre é que até meados do Século XX, pensava-se que o universo nunca havia sido criado, ou seja, que ele existia desde sempre. Por essa razão, os cientistas ateus utilizavam isso para dizer que não fazia sentido dizer que Deus criou o universo, pois ele não havia sido criado e, portanto, não poderia ter um criador.

A ciência, ao apresentar evidências em contrário, demonstrou que o universo era sim uma coisa criada, o que levou os pensadores a estabelecerem quem era então o criador. Para saber mais sobre este as evidências para a origem do universo e como isso leva a Deus, assista a entrevista no Café Filosófico sobre o tema “Deus Existe?“.

Um outro erro muito comum é achar que tudo o que existe tem uma causa e, se Deus existe, ele deve ter uma causa. Ora, a premissa é falsa. Nem tudo o que existe tem uma causa. Apenas o que vem a existir é que tem uma causa. Como Deus nunca veio a existir, mas sim existe desde sempre, não faz sentido perguntar pela causa que fez existir o que nunca foi trazido à existência, já que existe desde sempre.

Mais uma vez, este mesmo argumento foi por séculos utilizado para dizer que não fazia sentido perguntar pela causa de um universo que nunca teria sido trazido à existência. Apenas depois que se ficou provado que o universo passou a existir a partir do nada, é que a pergunta veio a ter sentido: então, como o universo veio a existir, qual é a causa disso?

Caso você ainda tenha dúvida sobre o assunto que tratamos hoje, sugiro que assista ao vídeo logo abaixo.

Se as dúvidas ainda continuarem, deixe um comentário aqui que teremos o maior prazer em responder o mais brevemente possível.

Deus abençoe,

Obs: Tassos Lycurgo é presidente do Defesa da Fé Ministério (defesadafe.org) e do Faith.College, pastor da Igreja Defesa da Fé em Natal – RN, ordenado pelo RMAI (EUA), advogado (OAB/RN), professor da UFRN no Programa de Pós-graduação em Design, professor do RBT College (Guatemala), professor convidado do RBT College (EUA) e professor visitante da Oral Roberts University (EUA, 2012-2015). É Pós-Doutor em Apologética Cristã (ORU, EUA) e em Sociologia Jurídica (UFPB), PhD em Educação – Matemática/Lógica (UFRN), Mestre em Filosofia Analítica (Sussex University, Inglaterra), Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho (UNIDERP), Graduado em Direito (URCA), Filosofia (UFRN), Liderança Avançada (Haggai Institute, Tailândia), Ministério Pastoral e Estudos Bíblicos (RBT College, EUA), tendo também estudado na Noruega. Publicou nove livros, sendo o último deles: “Job. Betrayed by God? Delivered to the Devil?”, cuja publicação para o português se deu pelo título “Jó. Traído por Deus? Entregue ao Diabo?”

Imagem e vídeo enviados pelo autor

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]