edilrural@gmail.com
https://blogdopadresena.wordpress.com

E agora que o Sínodo da Amazônia foi concluído? Entre outros compromissos, foi assumida a ecologia integral, que abrange os cuidados com a justiça social, a política com seriedade, uma economia sustentável e o cuidado com o ambiente. Se for assumido firme por cidadão honestos, cristãos que levam a sério o projeto do mestre Jesus e políticos éticos, certamente a Amazônia terá melhorias, mesmo que enfrente conflitos com os que a buscam apenas como lugar de saque e busca de lucros.

Da parte dos cristãos vai ser urgente uma mudança de mentalidade clerical de muitos bispos, padres e animadores de comunidades. Eles que deverão ser os primeiros a dar exemplo de uma Igreja sinodal, caminhando junto com seu povo. Deverão enfrentar os impactos da invasão capitalista, que destrói o bem viver dos povos tradicionais. O sínodo compromete a Igreja com a construção de um bem viver. É contrapor aos planos de extrativismo predador. Levar a sério as conclusões do sínodo, é enfrentar conflitos com quem olha a Amazônia, apenas como um eldorado de riquezas a serem retirados e deixando estragos para os que vivem na região.

Muito vai depender da mudança de mentalidade, tanto dos líderes cristãos, políticos, bispos, padres, educadores e movimentos sociais. Inclusive os responsáveis das emissoras da Rede de Notícias da Amazônia. A RNA surgiu como instrumento de integração dos lutadores sociais, partilhando informações estimuladoras da luta comum. Outro compromisso estrutural da RNA é a defesa da Casa Comum. As emissoras sócias  precisam interpretar bem o conteúdo do sínodo e a luta do Papa Francisco pela defesa da grande Amazônia. Dificuldades e conflitos surgirão, como o próprio Papa Francisco tem enfrentado. Mas, concluído o sínodo, não será mais possível vermos a Amazônia sendo destruída e seus povos abandonados e líderes de braços cruzados.

Obs: O autor é membro da organização da Caravana 2016
Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém (PA) e membro do Movimento Tapajós Vivo.
Autor dos livros: Amazônia: o que será amanhã? (Vol I e II) e Uma revolução que ainda não aconteceu.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I