[email protected]
neipies.com

Durante o Setembro Amarelo, duas escolas de Passo Fundo
receberam a palestra e a reflexão sobre Promoção da Vida
e prevenção ao Suicídio, através da voluntária do
CVV em Passo Fundo, Verônica Azambuja.

A atividade, pensando para adolescentes e jovens, foi extraordinária. Através de um bate papo, com linguagem acessível e direta, Azambuja apresentou um clipe da Banda Detonautas: Ilumina o Mundo.

Depois do clipe, os jovens puderam interagir perguntando, expondo suas opiniões e ampliando seus conhecimentos sobre ansiedade, depressão, solidão como fatores que podem contribuir com os altos números do suicídio no Brasil, mas em especial no RS e na nossa cidade Passo Fundo, RS.

Publicamos depoimentos de algumas pessoas envolvidas na atividade.

“As atividades que envolveram o CVV durante o setembro amarelo nas escolas, foi um desafio muito grande. Levar esse tema tão complexo como prevenção ao suicídio e apresentar o trabalho do CVV para acolher, fazendo a escuta das pessoas que procuram o número 188.

Trabalhar com adolescentes foi desafiador pois eles tem dificuldades muitas vezes de falar sobre o que estão sentindo, tanto em casa, quanto no ambiente escolar. Os alunos foram bem receptivos e participativos, questionaram e até mesmo procuraram para conversa individual.

O CVV levou informações necessárias e também conforto para quem precisou. Sempre pontuamos que “Falar é a Melhor Solução” e levando o assunto, debater com eles foi gratificante.

Nós, como educadores, devemos conversar com nossos alunos, trazendo dados e assim prevenindo casos onde possam ocorrer tentativas.

Posso dizer que foi gratificante essa experiência e assim pude ajudar muitas pessoas que ali questionaram e procuraram”.

O Brasil é o oitavo colocado a nível mundial em.suicídios, sendo o RS um dos primeiros colocados a nível nacional e Passo Fundo a segunda cidade no estado. A cada 45 minutos no Brasil, alguém tira a vida através do suicídio. O CVV está 24h por dia, todos os dias do ano disponível pelo número 188, totalmente gratuito. (Verônica Azambuja, Voluntária do CVV em Passo Fundo, RS)

“A presença da Verônica Azambuja, ex-aluna do Instituto Estadual Cecy Leite Costa, gerou identificação imediata com os estudantes. O conhecimento de causa e sua atuação no CVV, contribuíram para uma abordagem franca, direta, empática.

Na adolescência e juventude, é fundamental falar sobre temas pertinentes ao cotidiano dos nossos estudantes, mesmo que delicados, acolhendo, esclarecendo e encaminhando. A informação com responsabilidade é o melhor caminho. (Douglas Peretto, vice-diretor turno tarde IECLC)

“A atividade realizada por Veronica Azambuja do CVV – com a temática Prevenção ao Suicídio e Promoção da Vida para os alunos dos 7⁰s, 8⁰ e 9⁰ anos na escola Municipal Zeferino Demétrio Costi (EMEF ZDC) foi muito importante e significativa, porque tínhamos como objetivo principal orientar, prevenir e valorizar a vida.

O diálogo e a escuta foram dois quesitos fundamentais no decorrer da atividade. Nossos alunos participaram e perguntaram muito, comprovando o quanto este espaço de diálogo, escuta e reflexão é importante no processo de formação dos nossos alunos. Agradecemos imensamente ao CVV na pessoa da Veronica Azambuja. (Adriana Severo dos Santos, orientadora educacional)

Depoimentos

“A palestra serviu para que entendêssemos o quanto é importante conversarmos sobre o que nos machuca e saber ouvir a dor dos outros. A empatia faz o ser humano se sentir melhor com ele mesmo, pois o sentimento de saber que conseguiu ajudar alguém é a maior recompensa que poderíamos receber.

Podemos dizer que a depressão e o suicídio é culpa da sociedade que, muitas vezes, impõe padrões tóxicos sobre todos nós, roubando a nossa saúde e a nossa autoestima”.
(Gabrielly Almeida, estudante nono ano EMEF ZDC)

“A palestra foi importante e muito boa, pois os temas abordados e o jeito dela abordar um assunto tão difícil como o suicídio foi interessante, como, por exemplo, quando Verônica questionou a todos se alguém seria capaz de escutar uma outra pessoa sem julgar”.
(Eduardo Zorzan, estudante nono ano EMEF ZDC)

Depressão é coisa séria e se não for tratada, pode levar ao suicídio. As pessoas que cometem suicídio não querem morrer, só querem aliviar a dor. Às vezes, essas pessoas só querem desabafar, falar o que sentem. Por isso, devemos estar atentos e ajudar as pessoas quando elas nos pedem ajuda”.
(Esthér Oliveira Souza, estudante sétimo ano EMEF ZDC)

Cada vida é importante e necessária e o suicídio não é saída. Quando uma pessoa está isolada e muito calada, procuremos falar com ela e não julgá-la, apenas escutar”.
(Bernardo Rosa, estudante sétimo ano EMEF ZDC)

Para ter acesso ao artigo com todas as imagens, acesse

 https://www.neipies.com/cvv-promovendo-vida-e-prevenindo-suicidio-em-escolas/

Obs: O autor é professor, escritor e ativista em direitos humanos, desde Passo Fundo, RS
Imagens e vídeo enviados pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]