https://www.facebook.com/DiocesedeCratoCE/

Missão é transformação libertadora. Sejam, portanto, missionários do Senhor. Agora, cada paróquia e área pastoral da Diocese, assim como as comunidades, a partir de suas respectivas realidades, devem planejar as atividades e ações a serem realizadas durante o mês de outubro, visando aumentar o ardor nos fiéis, buscando despertar neles a consciência de “batizados e enviados” numa Igreja em saída e em estado permanente de missão.

 Três motivos congregam a igreja diocesana ao altar do Senhor: o domingo, por excelência consagrado a Ele; a conclusão do mês dedicado à Bíblia e a abertura do Mês Missionário Extraordinário, a pedido do Papa Francisco, para que todos, conscientes da sua condição de cristãos batizados, sejam enviados à missão. Esta, por sua vez  começa em casa, na comunidade e depois nos demais ambientes: escolas, universidades e locais de trabalho, como o retiro paroquial, vigílias, contemplação do Terço Missionário (Santa Teresinha, por exemplo) e visitas.

Na Carta de São Paulo a Timóteo (2ª Leitura da Missa),  exorta: “[…] procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza, a mansidão. Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e pela qual fizeste tua nobre profissão de fé […]”. No Evangelho (Lc 16,19-31), especialmente neste domingo, é ocasião para pensar a construção de uma Igreja ainda mais próxima do povo.

Que os nossos sonhos não sejam de grandeza, de poder, mas de verdadeiras relações fraternas, humanas, de aproximação com os outros, os mais pobres, os mais simples. Que essas qualidades, que Paulo admoesta a Timóteo, sejam por nós abraçadas.

Obs: A partir deste domingo, dia 29 de setembro, está aberto, oficialmente, o Mês Missionário Extraordinário na Diocese de Crato, em comunhão com toda a Igreja Católica, conforme pedido do Papa Francisco. Há muito, a Igreja no Brasil tem o costume de viver o mês de outubro, dedicando-o às atividades e às ações missionárias. Começa sempre com a memória litúrgica de Santa Teresinha do Menino Jesus (01/10), Padroeira das Missões. Mas, acolhendo a proposta do Papa Francisco, vai intensificar este tempo (de 29 setembro a 30 de novembro).

A intenção do Santo Padre, ao convocar um “mês extraordinário” é, justamente, “despertar em medida maior a consciência da missão ad gentes [para todos os povos] e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”. Além disso, este tempo também servirá para festejar o centenário da Carta Apostólica do Papa Bento XV “Maximum Illud”, sobre o trabalho desenvolvido pelos missionários no mundo.

Assim, concretizando este mês de setembro, dedicado à Bíblia, as 57 paróquias e 3 áreas pastorais, que compõem a região diocesana de Crato, fizeram-se presentes à Catedral Nossa Senhora da Penha, na tradicional Missa das 9h, para receber, das mãos do bispo, Dom Gilberto Pastana, réplicas da bandeira e da Cruz missionárias, essa ultima representada em um grande quadro. A Cruz oficial também vai peregrinar pela Diocese, mas a partir de um calendário, previamente planejado e estabelecido, a contar desta segunda-feira (30). A ideia é que a Cruz permaneça 1 dia em cada paróquia e área pastoral.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I