sgameleira@gmail.com
domsebastiaoarmandogameleira.com

  1. . Sabemos que a Bíblia tem de ser lida em íntima relação com a nossa vida de cada dia, pois Deus é vivo e está presente hoje ao nosso lado nos iluminando com o seu Espírito Santo. O Espírito Santo nos ajuda a conhecer sempre mais a palavra de Jesus e a vontade de nosso Pai. É isto o que nos diz Jesus em Jo 14,15-21; 14,23-26. Jesus diz claramente que não se trata apenas de recordar Suas palavras ditas antigamente, mas de ter a Sua Palavra hoje, porque Deus  está conosco hoje e o seu Espírito nos conduz a perceber agora a Verdade de Deus, o seu Caminho no qual caminhamos com Jesus.

    2. O livro da Bíblia guarda para nós o testemunho da caminhada das pessoas e do povo antigo que nos precederam na fé e por isso são modelo e guia para nós. A Bíblia serve para nos ensinar  e nos formar para sabermos  como é que se escuta Deus e como se segue a Sua vontade. É como uma escola para a gente aprender o caminho dos propósitos de Deus. É o que nos ensina o apóstolo Paulo: 2Tm 3,14-16. Até  os exemplos negativos que a Bíblia nos traz estão aí para nos guiar e prevenir: Hebr 4,11 (depois que fala de um fato de desobediência do povo a Deus).

    3. Para isso é preciso que a leitura da Bíblia seja uma leitura fiel e obediente ao texto. Cada pessoa não pode enxergar o que quer e inventar a mensagem que deseja. É por isso que tem tanta confusão de interpretação da Bíblia. Cada qual quer arrastar brasa para sua sardinha. Para evitar isso é preciso estudar os textos, estudar a história daquele povo que escreveu esses textos, ver com atenção o que eles querem realmente dizer. Não se pode ler o que se quer achar… É o que nos ensina também o apóstolo Pedro em sua carta:  2 Pd 3,14-18; 1,19—2,3.

    4. Cada pessoa é chamado(a) por Deus a examinar as Escrituras no silêncio consigo mesmo(a), no segredo de sua relação com Deus (cf. Mt 6, 5-6), ler, com atenção, estudar e escutar Deus. É muito importante reservar um tempo em casa cada dia para fazer a leitura e os estudos das Escrituras. Mas a mente de cada pessoa é  sempre limitada. A leitura pessoal deve ser sempre completada pela leitura em comunidade. Esta é a melhor leitura, pois o livro da Bíblia foi feito pela comunidade e só uma verdadeira comunidade pode compreendê-lo bem. Além disso, o Espírito Santo, nós o recebemos na medida em que participamos da família de Deus que é a comunidade de Jesus, a Igreja. Isto é assim porque cada membro do Corpo é alimentado pela seiva que está fazendo crescer e está dando saúde ao corpo. Ora, a seiva é o Espírito Santo, e nós só recebemos o Espírito de Jesus se estamos inseridos(as) no Seu Corpo que é a comunidade. A leitura pessoal  é incompleta e pode até ser muito perigosa, pois  pode nos levar para os desvios de que  fala São Pedro: “fábulas, falsidades, falsas profecias…

    5. A Bíblia, porém, nos leva ainda mais adiante, nos ensina qual é o propósito de Deus para todo o mundo, para toda a sociedade humana, para a vida das pessoas e de todos os povos. Por isso a leitura da Bíblia  não pode ser fechada apenas na comunidade. Temos de ler a Bíblia com o nosso olhar voltado para a sociedade, para os problemas e as necessidades do mundo. Olhar as necessidades de nossos vizinhos de nossa rua, de nosso bairro, de nossa cidade, de nosso país, do mundo. Se somos filhos e filhas de Deus, se temos o Espírito de Deus, temos de ter em nós os olhos  de Deus e o coração de Deus, para estar interessados(as) em tudo o que diz respeito à vida das pessoas. Se o mundo é a grande casa de Deus criador, é a nossa casa também. A casa da nossa família é só um pequeno cômodo desta casa bem maior que é a terra inteira. A leitura da Bíblia tem de ser feita com os olhos nos problemas e nas necessidades do povo todo, do povo de perto de os e do povo de longe de nós, pois somos todos e todas uma só família de Deus em toda a terra…

    6. Assim, a leitura da Bíblia tem de ser:

— Obediente ao Texto que nos revela o propósito divino;

— Intensamente pessoal, envolvendo a própria experiência de vida, com  coração, mente e projetos de ação

— Em Comunidade, com escuta, diálogo e participação;

— Com os olhos voltados para a sociedade, sem ficar fechado(a) na comunidade da Igreja, com projetos coletivos de transformação do mundo.

7. Para isso é preciso que a gente tenha três atitudes fundamentais que são as colunas de nossa vida de pessoas convertidas a Cristo. Nos ambientes da Leitura Popular e Comunitária da Bíblia, particularmente no Centro de Estudos Bíblicos – CEBI, costumamos sempre nos lembrar destas atitudes:

MÍSTICA:  fidelidade a Deus, vivendo do Seu mesmo Espírito, assimilando  o Seu jeito de ser. Para isso é muito importante nossa vida de oracão e de meditação e de exame de nossos comportamentos.

SOLIDARIEDADE: temos de formar uma só família. Só assim somos realmente comunidade. Temos de ter atenção umas pessoas às outras, co – mo irmãos e irmãs, e olhar em volta e enxergar as pessoas e grupos     necessitados;

JUSTIÇA : temos de ter o mesmo desejo de Deus em relação à vida do povo, de todos os povos. Todos os profetas  e as profetisas da Bíblia nos dizem que esse é o maior desejo  de Deus em relação à vida  da humanidade na terra.

Por isso, para a Bíblia o pecado contra a justiça, a fome, a opressão, a  humilhação das pessoas, a corrupção que arranca o pão de tanta gente, tudo isso – é o pior pecado, pois é a profanação  da imagem de Deus que está nas pessoas, é idolatria, é preferir adorar outros deuses..

Essas três atitudes têm de estar entrelaçadas. Uma tem de andar com as outras duas. Sem a solidariedade e a justiça a gente não pode ser fiel ao Deus verdadeiro, cai na idolatria e na falsa mística, tem uma piedade, alienada. Sem a  mística e a justiça a solidariedade vira só  ajuda imediata, alívio passageiro, que engana  as pessoas e não ajuda a descobrir as causas mais profundas de suas necessidades e de seus sofrimentos.  Sem a mística e a solidariedade a luta pela justiça fica somente uma  luta dura, sem coração. Fica só uma luta política que quer mudar o mundo, mas já não presta mais atenção às pessoas concretas. Degenera em luta pelo poder… É preciso ter sempre juntas a mística, a solidariedade e a justiça como atitudes fundamentais para que a leitura da Bíblia seja  correta e nos leve a perceber  realmente qual é a vontade de Deus em nossa vida hoje.

Vamos buscar cultivar essas três atitudes e orar para pedir a Deus que as torne sempre mais profundas em nós: MÍSTICA, SOLIDARIEDADE e JUSTIÇA, como as três colunas de nossa espiritualidade, de tal forma que possamos ler a Bíblia como ato profundo de nossas pessoas, mas também em comunidade e com os olhos voltados para a situação do povo na sociedade e em todos os povos.

Escola Bíblica – Alto do Moura, Caruaru, PE, Setembro, 2015

Obs: O Autor é Bispo Emérito da Diocese Anglicana do Recife
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB….

É Teólogo e Biblista
Assessor do CEBI, de lideranças de Comunidades Eclesiais de Base e de Escolas de Fé e Política

Imagem  enviada pelo autor 

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I