Irmão (a) não esqueça que a tua vida é um dom. Apesar dos dias e dos momentos difíceis, precisamos continuar a aventura da existência. A coisa mais triste é desistir diante do primeiro obstáculo.

Precisamos mudar o modo de ver a realidade. Tudo o que existe é bom. O problema está em nossa programação mental. Quando pensamos que não conseguiremos superar este ou aquele desafio é porque somos nós mesmos que levantamos esta barreira. Se em uma jornada nos deparamos com um penhasco a primeira tentação é recuarmos, pois nossa mente, tomada pelo medo, sinaliza que é melhor procurarmos outro caminho. Aqui está o engano! Geralmente, sempre é possível encontrar uma ponte para atravessar. Porém, os nossos medos interiores não nos permitem vê-la.

Para ser feliz temos que nos superar e aceitar a realidade boa que nos espera, a qual é superior aos nossos medos. Essa felicidade, porém, não está fora de nós, está sim dentro de cada um. Fomos educados o tempo todo a buscar coisas e conquistas fora, a entrarmos em esquemas de competição, a aceitar um ritmo de vida de correrias, mas nunca nos disseram que podemos ser imensamente felizes sem o apego as coisas e as famas.

A propósito, para irmos em frente e sermos livres seria bom retomar a palavra de um homem que nasceu sem casa, na pobreza e na simplicidade e viveu toda a sua existência sem um lugar para reclinar a cabeça, só Deus era a sua única segurança. Por isso, Ele nos convoca a confiarmos no Pai que não abandona nunca seus filhos: “Contemplai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem armazenam em celeiros; contudo, vosso Pai celestial as sustenta. Não tendes vós muito mais valor do que as aves?” (Mt 6,26). Esse é o segredo da felicidade: a confiança em Deus e uma vida simples.

Vai em frente e não esqueças que estás no coração de Deus!

Montevidéu, 27 de outubro de 2019.

Obs: O autor é religioso da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas). Natural de Fagundes, Paraíba. É mestre em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG) – Roma.  

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I