([email protected])

Feliz dia dos professores – 15 de outubro

No próximo dia 15 de outubro, paramos para homenagear  os professores. Aqui no Brasil essa data é comemorada  desde 1963 e o motivo da escolha do 15 de outubro é que D. Pedro I , nos idos de 1827 decretou que todas as cidades deveriam ter ‘escolas das primeiras letras’. Homenagem merecida.  Professor não é somente aquele que sabe ensinar é também aquele que sabe aprender; repetindo o velho mestre Paulo freire, aprendemos em comunhão. Nossa fé nos move a olhar o grande mestre: Jesus de Nazaré. “A vida inteira de Jesus foi uma escola; tinha um projeto bem definido e uma metodologia que se adequava a qualquer situação. Qualquer espaço era espaço educativo. Se a gente observa melhor pode-se até classificar a ação pedagógica de Jesus como revolucionária pois não age como os doutores da lei e os fariseus, considerados mestres do povo. Ainda pequeno debate com os doutores no templo; encontra-se sozinho em lugar público (poço de água) com uma mulher estrangeira e pecadora; dependendo da situação reúne-se com os três (Pedro, Tiago e João); ou com um grupo maior (os doze) ou um outro maior ainda(os 72) e até com a multidão. Seu jeito de educar inspirou até cancioneiros da música popular brasileira que fizeram o Brasil inteiro cantar:  “Ei, irmão, vamos seguir com fé, tudo o que ensinou o Homem de Nazareth (….) Não saiu jamais muito longe de sua cidade  não cursou nenhuma faculdade, mas na vida Ele foi doutor.  Ele modificou o mundo inteiro” (Jesus de Nazaré – Cláudio Fontana). Certamente Jesus freqüentou escola, pois a bíblia diz: ‘na sinagoga levantou-se para ler’ e depois de ler ‘enrolou o livro, entregou ao servente e sentou-se’ (Lc 4, 17-20). Apesar de letrado, não ensinava só na sinagoga, mas em qualquer lugar que houvesse gente para ouvi-lo: deserto, barco, monte, caminho, casa etc. Mas a verdadeira escola de Jesus era a vida: o evangelista comenta: Jesus ‘crescia tanto em estatura como em sabedoria’ (c. 2, 52). Ser professor não é apenas encher de conhecimento, uma vasilha vazia, mas acender uma luz. Ser professor é ser criativo; é ir além das fórmulas convencionais; inventar maneiras surpreendentes de expressar a si mesmo e ao mundo; dar asas à imaginação; prestar atenção aos valores que estão em jogo, e preocupar-se com o impacto que as idéias e ações podem causar no público ouvinte. O ensino de Jesus não era distante da vida do povo; quando ensina usa parábolas. É uma forma participativa de ensinar e educar. Os doutores da lei, rabinos e escribas (letrados, formados em escolas) ensinavam que Deus só se manifestava na observância da lei. Jesus, ao contrário, contesta e diz: ‘o Reino de Deus já está presente no meio de vocês’ (Lc. 17, 20). O ensino de Jesus, ao contrário de apelar para a lei e o culto, era ‘novo’ e ‘dado com autoridade. Feliz dia dos professores.

Obs: Luiz Moura – presidente da Comissão de Pastoral da educação da Arquidiocese de Olinda e Recife

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]