edilrural@gmail.com
https://blogdopadresena.wordpress.com

Boa tarde Gecilene e você ouvinte fiel. Fico imaginando como fica você diante dessas notícias graves sobre nossa Casa Comum a Amazônia. De um lado, os fatos de tantos incêndios como nunca antes, também o constante destruição de matas, florestas e rios com barragens; de outro lado, o governo federal dizendo que cuida da Amazônia e que a culpa de tantos incêndios é sua, minha e dos moradores da região. De um lado a destruição e de outro madeireiros, mineradores, garimpeiros, fazendeiros entrando e derrubando mata, violentando rios. Assim acontece em Lábrea, Presidente Figueiredo, como também no Pará, Mato Grosso, Roraima e em toda a Amazônia.

Então você pode estar se perguntando, quem fala a verdade? Que tipo de melhoria de vida se quer para os povos da Amazônia? Hoje quero partilhar com você o que explicou outro dia uma pessoa merecedora de confiança, o arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi. Reflita conosco o que ele   disse: “A Igreja tem insistido diuturnamente com os católicos para que assumam esse compromisso de cuidar do meio ambiente. Na sua experiência histórica, a Igreja tem tentado mostrar aos fiéis o grande equívoco que é a ocupação e a destruição da Amazônia como vem acontecendo. Ninguém é contra o desenvolvimento, mas a pergunta é que tipo de desenvolvimento nós queremos”. O bispo não é tolo, mas compreende que não é progredir a torto e a direito, sem respeita a natureza. Escute mais do que ele diz: “O que está em jogo na Amazônia são dois projetos bem distintos. O projeto da conservação e da extração dos produtos na linha do extrativismo, e o projeto embalado pela ganância de alguns, que acham que é preciso derrubar tudo, queimar, colocar o capim e colocar a soja. Um projeto parte do respeito à natureza e uso de toda uma riqueza que a Amazônia possui, mas por caminhos de mais harmonia; e outro que quer explorar os recursos naturais como se fossem infinitos. Aí é que paira o problema”.

Por isso, ouvinte quando  hoje a gente ouve o Papa Francisco promovendo uma reunião de um mês sobre como tratar do Reino de Deus na região, no sínodo para a Amazônia, ele  um sul americano como nós sabe que Deus nos encarregou de cuidar da natureza e usufruir sem destruí-la. E o arcebispo de Porto Velho reforça esse compromisso de todos nós cristãos de todas as Igrejas. Diz ele: “A preocupação do papa é que a Igreja seja sempre ocupada e preocupada na defesa da vida e da dignidade das pessoas, capaz de se empenhar no cuidado da Casa Comum. Não estamos falando só do Brasil. São nove países que compõem a região Pan-Amazônica. Não estamos buscando outra coisa a não ser o bem e a fidelidade da missão. Não estamos falando dos destinos da política na Amazônia, mas dos destinos da Igreja na Amazônia. Todo mundo tem uma opinião para dar, e isso também é respeitado. É importante dizer que a Igreja não é contra esse ou aquele governo, mas também temos a missão de anunciar a boa nova e denunciar tudo aquilo que leva à morte “.

Portanto, ouvinte da Nossa Radio Rio Mar, onde você estiver hoje leve a sério as orientações do Papa Francisco e do arcebispo de Porto Velhos. Eles são nossos companheiros e podemos confiar neles.

Obs: O autor é membro da organização da Caravana 2016
Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém (PA) e membro do Movimento Tapajós Vivo.
Autor dos livros: Amazônia: o que será amanhã? (Vol I e II) e Uma revolução que ainda não aconteceu.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I