https://www.facebook.com/DiocesedeCratoCE/

A Igreja Católica é chamada a seguir Jesus na solidariedade para com todas as pessoas que sofrem, os encarcerados e todos aqueles que vivem a desumanização. O serviço da caridade é expressão irrenunciável à nossa própria essência.

Encarcerar mais jovens, em sua maioria, pobres e negros, não diminui a violência. Ao contrário, serve para torturar e gerar mais violência. É urgente e necessário que se paute e defenda um programa de redução da população carcerária.

Mais do que dizer o que a Igreja faz [no âmbito social], é mostrar que não existe fé sem ação.
Pastoral social é a expressão da misericórdia de Jesus para com as situações onde a vida está ameaçada. É a solicitude de toda a Igreja para com os problemas sociais, reforçando a opção preferencial pelos empobrecidos e marginalizados.

É necessário recordar que a espiritualidade cristã está na capacidade de amar a Deus e ao próximo, porque não existe cristianismo sem essa dimensão do amor a Deus, que passa pelo próximo. É para isso que a Pastoral Carcerária existe e para isso que visita e acompanha os presos e seus familiares.

Todo processo evangelizador envolve a dignidade humana. Daí a necessidade de os cristãos se fazerem presentes nessas realidades, indo ao encontro das pessoas presas para escutá-las. Só a proximidade nos permite ouvir seus legítimos desejos e seus modos próprios de viver a fé.

É urgente promover um serviço de escuta e de acolhimento e, assim, anunciar a Boa-nova e contribuir para a vivência dos sacramentos, no enfrentamento das violações da dignidade humana.

Obs:  No dia 27 de julho, o bispo diocesano de Crato, Dom Gilberto Pastana, esteve presente,  no simpósio “Fraternidade e Políticas Públicas”, ocorrido em Juazeiro do Norte, sobre pessoas em situação prisional.

O evento foi promovido pela Pastoral Carcerária da Diocese de Crato e reuniu especialistas do meio jurídico, do Cariri e do Ceará, com trabalhos voltados para os presos e seus familiares.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I