[email protected]

Década de 1990 e lá se vai o pai de família à procura de emprego e renda em um dos pólos minerais da Região Oeste do Pará. Mas aquele Sr. levava consigo apenas a vontade de trabalhar e pouco conhecimento prático ou teórico que lhe credenciasse à uma profissão.
Mas a força de vontade é combustível para a superação de qualquer dificuldade que possa, em primeiro plano, parecer como obstáculo intransponível.
Chegada a hora da entrevista e teste prático na firma, o encarregado chama o candidato e lhe diz que tem vagas em aberto para profissionais de carpintaria. Pergunta se isso pode interessar ao agitado trabalhador e o mesmo confirma com brilho no olhar que sim.
Era a oportunidade perfeita para ver sua Carteira de Trabalho assinada e vislumbrar novos dias com dinheiro certo ao final de cada mês.
O encarregado então lhe mostra uma caixa de ferramentas e uma porção de madeira e lhe dá a incumbência de “confeccionar” uma mesa. Nesse momento o sonho de ser empregado quase escapa, pois ele não sabia nem como usar um esquadro, muito menos construir uma mesa.
Mas nessas horas o que conta é a criatividade e a coragem de ousar.
O candidato, disfarçando o nervosismo, pergunta:
-Você quer uma mesa com gaveta ou sem gaveta?
O encarregado ao ouvir atentamente, resolveu que não iria submeter àquele exímio carpinteiro a um teste tão simples. Apenas comentou:
-tudo bem, já vi que você entende mesmo da profissão, pode deixar a caixa de ferramentas aqui e o emprego já é seu.
“Na vida, uma pitada de esperteza pode lhe garantir o sagrado pão de cada dia.”
E até hoje, esse mesmo trabalhador, não sabe diferenciar o que é um prumo e um esquadro…..Mas é carpinteiro de Carteira!!!!!

Obs: O autor é Professor da Rede Pública Municipal de Santarém.
Graduado Pleno em Pedagogia pela UFPA. Técnico em Educação na Rede Estadual. Especialista em Ciências Sociais para o Ensino Médio e autor do livro – Brinquedo: Contos e Poesias.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]