A 90 minutos de Recife existe uma preciosidade que o Nordeste e o Brasil ainda não conhecem (talvez, até mesmo, uma boa parte dos Pernambucanos). O termo técnico-científico que define esse lugar é “brejo de altitude em transição”, mas a expressão popular é muito mais precisa: belezura! Serra Negra é uma pequena vila, do município de Bezerros, que reúne características geográficas e climáticas únicas. Sua altitude (variando de 810 a 1004 metros acima do nível do mar) permite que ela fique grande parte do ano literalmente dentro das nuvens. Seu clima é para ser “degustado”. Alguns dias (no verão) até faz calor pela manhã. Entretanto, as noites são sempre muito frescas sendo que no inverno a temperatura de 16 graus (com sensação térmica de 10-11, pelos ventos e umidade) é a regra. Mas já foi registrado muito menos que isso (8 graus). Além das vistas dos vários mirantes, pontos turísticos e trilhas, todos têm o direito a deslumbrantes paisagens. Você pode escolher qual belo visual deseja “saborear”: muitos infinitos; a beleza do contorno de seus montes/rochedos; os pequenos vales; as cidades e vilas que lá embaixo a circundam-na (a noite parece um grande presépio de luzes); o casario simples (urbano ou rural) ou o mais sofisticado; o nascer e o pôr do sol (ou da lua), etc. Além disso, o “produto” da dança da luz com as nuvens e o vento é um espetáculo imperdível que varia o tempo todo e rapidamente. Surreal! É um bailado singular e matéria prima inigualável para aqueles que têm o dom do desenho, da pintura e da fotografia. E a flora? Além das flores, tem de tudo. Da mata atlântica até espécies características do sertão. E vários tipos de pinheiros de clima frio se adaptaram muito bem por lá. Seu potencial turístico (tradicional, de eventos, de aventura, ecológico, rural, de contemplação ou alternativo), de desenvolvimento sustentável e de geração de renda para milhares de pessoas é, simplesmente, incomensurável. No mínimo, igual ao das serras gaúchas, paulistas e fluminenses. Sabem aquela botija de ouro que fica no pé do arco íris? É a nossa Serra Negra. Ali “se plantando, tudo dá”. Das coisas rurais até asa delta, balonismo, gastronomia, rapel, festivais, retiro espiritual, etc. Por tudo isso, podemos afirmar que Serra Negra é um dos lugares mais mágicos e bonitos do Brasil e inspira o sentimento do “Bom, Belo e Verdadeiro” naqueles que têm a oportunidade de conhecê-la. Talvez isso explique porque tanta gente especial está indo pra lá. Que privilégio para Pernambuco ter sido abençoado com um pedacinho do paraíso! ps: lugar especial merece cuidado e carinho especial de todos, não é mesmo?

Publicado no jornal Folha de Pernambuco, 07-09-2015, página 6.

Obs: O autor, Prof. Dr. Aurélio Molina, Ph.D pela University of Leeds (Inglaterra) é membro das Academias Pernambucanas de Ciências e de Medicina, professor da UPE, Coordenador do Programa Ganhe o Mundo.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]