[email protected]
https://blogdopadresena.wordpress.com

Boa tarde Gecilene e você fiel ouvinte da grande emissora de Manaus e que vai bastante longe na região. Por acaso você já ouviu falar no Sínodo para a Amazônia? Sabe que Sínodo é uma reunião religiosa da Igreja Católica, em que o Papa convoca um grupo de bispos, padres e leigos para debaterem um assunto importante para ajudar o Papa a tomar uma decisão orientadora para os cristãos? Outro detalhe importante sobre este sínodo, ele é para a Amazônia e não sobre a Amazônia. Qual a diferença?… SOBRE significa um estudo para entender um assunto, no caso, a Amazônia. E PARA significa que o Papa deseja que a Evangelização na Amazônia seja a partir dos problemas, costumes e desafios que enfrentam os povos e a mãe natureza na Amazônia.

Não dá mais para os missionários imporem um catecismo de cima para baixo, com doutrinas religiosas, desconhecendo como vivem e sofrem os povos tradicionais e como sofrem a floresta, os rios, o solo e o subsolo da Amazônia, com a exploração gananciosa de empresas e governo em prejuízo dos que aqui vivem. Por isso, o sínodo já começou desde o ano passado, quando vários questionários foram respondidos, por cristãos de centenas de comunidades, para ser instrumento de trabalho dos bispos e especialistas que vão sentar e debater em outubro lá em Roma. Serão representantes dos nove países que tem floresta Amazônia em seu território.

O desejo do Papa Francisco é que o jeito de se evangelizar seja como Jesus no seu tempo na Galileia, sentido os desafios e sofrimentos dos pobres, anunciando a presença do reino de Deus ali. Este Sínodo para a Amazônia esta causando preocupação em quem? Adivinhe? Quem é que usa e abusa das florestas, rios, solos e subsolos da Amazônia? Quem que construiu e constrói usinas hidroelétricas em Balbina, Jirau, Belo Monte e dezenas de outras? Pois é, já sabe portanto,  quem está contra o sínodo para  a Amazônia. Daí que tem um grupo de músicos bem pagos, andando por várias cidades da Amazônia fazendo propaganda contra o sínodo, você sabia? Já estiveram em Porto Velho, em Rio Branco e querem chegar em Manaus, Boa Vista e outras cidades fazendo críticas mentirosas.

Eles andando criticando, pedindo abaixo assinado contra o Papa Francisco e o sínodo. Dizem que aquilo poderá causar grande prejuízos para o desenvolvimento da Amazônia. Dizem eles que: “Somos uma entidade civil, de inspiração católica, e temos objetivo de defender a civilização cristã no Brasil. Estamos fazendo uma campanha a respeito do Sínodo da Amazônia. Há notícia de pessoas entre os participantes do sínodo que querem internacionalizar a Amazônia, ou entregar a Amazônia para o controle de ONGs ou instituições internacionais”. Com esse tipo de mentira eles querem assinatura de pessoas para acabar com um encontro religioso, que busca uma forma evangélica  de libertar os povos da Amazônia. Então, fique alerta, mesmo que você não seja católico/a procure ficar com a verdade  e não seja maria vai com as outras, nessas campanhas falsas.22.07.2019

Obs: O autor é membro da organização da Caravana 2016
Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém (PA) e membro do Movimento Tapajós Vivo.
Autor dos livros: Amazônia: o que será amanhã? (Vol I e II) e Uma revolução que ainda não aconteceu.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]