www.diocesedejales.org.br

Saiu a esperada encíclica sobre a ecologia. Ela começa surpreendendo pelo título, que ficará igual para todas as línguas: “Laudato si´!”.  São as primeiras palavras do “Cântico das criaturas” de São Francisco de Assis: “Louvado sejas, meu Senhor!”

O Papa Francisco vincula esta encíclica a São Francisco, cujo nome ele assumiu no final do conclave que o elegeu como Papa.

A encíclica é a forma mais solene de um Papa se pronunciar sobre determinado assunto.  É uma espécie de “carta circular”, destinada a todos, sobre um assunto particularmente relevante.

Com esta encíclica o Papa conclui, dá para dizer, o formato do seu pontificado.

Assumindo o nome de Francisco, assinalava com clareza sua intenção de se inspirar em São Francisco de Assis para levar em frente a renovação eclesial proposta pelo Concílio.

Faltava dar forma à outra dimensão, o cuidado pela natureza, que São Francisco expressava de maneira poética com seu “cântico das criaturas”, de onde agora o Papa foi tirar o título de sua encíclica.

Vale a pena conferir as primeiras palavras, para perceber a ligação que o Papa estabelece entre o assunto que ele vai propor, e a figura que o inspirou:

 “Laudato si`, mi` Signore, louvado sejas, meu Senhor” cantava Francisco de Assis. Neste gracioso cântico, recordava-nos que a nossa casa comum se pode comparar ora a uma irmã, com quem compartilhamos nossa existência, ora a uma boa mãe, que nos acolhe em seus braços. “Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta, nos governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras”.

Antes de falar do cuidado que devemos ter com nossa “casa comum”, o Papa vincula este amplo assunto ao testemunho do Santo de Assis, que ainda hoje permanece como fonte inspiradora da simplicidade e autenticidade de vida.

Sabemos que o Papa Francisco fez questão de contar com a ajuda de muitas pessoas, peritas em ecologia, para somar adesões em torno de um assunto que tem claras dimensões planetárias.

A encíclica chama a atenção para o fato da atual crise ecológica, que vai se acentuando de maneira rápida, ter raízes humanas. Este, aliás, é um dos seis capítulos da encíclica: “A raiz humana da crise ecológica”.

Esta já é uma tomada de posição muito importante. A crise ecológica tem tudo a ver com o comportamento humano diante da criação. E se ela está ligada ao comportamento humano, urge concluir que sua superação também precisa estar ligada a um comportamento humano consciente e equilibrado, enquanto é tempo.

Nisto reside o grande objetivo desta encíclica. A crise ecológica requer mudança de comportamento:

 “Esta irmã clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou. Crescemos a pensar que éramos seus proprietários e domina¬dores, autorizados a saqueá-la.”

Pois bem, aí reside também o desafio. Todos percebem a urgência de mudar.  Mas ninguém se anima a começar.

Diante deste impasse, emerge agora uma nova esperança. Quem sabe a palavra do Papa Francisco fortaleça o consenso, e inicie um processo de mudança de comportamento, respaldado na consciência ética de nossa responsabilidade com a natureza. (23.06.15)

Obs: O autor é Bispo Emérito de Jales. 

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]