[email protected]
https://blogdopadresena.wordpress.com

Alguém, ao saber da tragédia de tantos assassinatos ontem no presídio de Manaus, poderá pensar que aquilo é até bom porque diminui o número de presidiários. Este é um pensamento muito mesquinho e injusto. Mas é mais importante pensarmos que essas repetidas tragédias de assassinatos, são consequências de um país sem rumo, onde os pobres são amontoados como animais em superlotados presídios e apenas alguns poucos políticos e ricos são condenados. Não é humano, menos ainda cristão ficar indiferente às tragédias dos presídios, das barragens de mineradoras, menos ainda, se estamos empregados, ficar indiferentes a 13, 5 milhões de trabalhadores sem emprego. Mas também, hoje é importante compartilhar com você ouvinte da Rádio Riomar, algo bem positivo que aconteceu no Estado do Amazonas.

Lá na cidade de Tefé, há sinais de esperança em andamento. Cidade pólo econômico, cultural do grande rio Solimões, com 62 mil habitantes houve dois momentos de cultivo da arte de comunicar a busca da verdade, inverso das  notícias falsas, como está na moda dizer, fake News. Em dois dias, oito comunicadores da Rádio Educadora de Tefé, aprofundaram a técnica e inspiração da produção de notícias. É preciso hoje mais do que nunca se produzir notícias objetivas e que ajude os e as ouvintes a adquirirem consciência crítica sobre o que acontece ao seu redor e em seu país. A Rádio Educadora é ainda mais importante do que as redes sociais, numa região onde a energia elétrica é precária e a internet insuficiente. Pelos comunicadores da rádio, moradores do município de Itamarati, que fica há seis dias de viagem de barco, podem ficar sabendo de boas notícias e se precaver das falsas notícias veiculadas por outros canais manipuladores. A Rádio Educadora de Tefé, além de gerar notícias locais e regionais, é sócia da Rede de Notícias da Amazônia. Dessa forma ouvintes de 19 outras emissoras da RNA, no Maranhão, Amapá e demais estados da Amazônia ficam sabendo que ali no médio rio Solimões acontecem coisas boas e lutas dos povos tradicionais por dignidade.

No final da semana, na mesma cidade de Tefé aconteceu o simpósio da Pastoral da Comunicação da Prelazia. Foram 25 participantes, vindos da cidade e de comunidades de Alvarães, Airini, Fonte Boa  e vizinhanças. Dois temas foram debatidos e esclarecidos, um, as falsas notícias, Fake News, o que são elas, como provocam ilusões nas pessoas. Assim aconteceu n as recentes eleições nacionais, alimentadas pela falsa informações que levaram milhões de brasileiros a elegerem um presidente incompetente, irresponsável e sem plano de governo. Outro tema debatido foi sobre os critérios da ética na comunicação, tanto no rádio e redes sociais, como na própria vivência da comunidade religiosa. Por falta de uma consciência ética muito estrago se pode fazer numa comunidade. Com este simpósio a Pastoral da Comunicação se entusiasmou que é preciso levar esses temas para outros municípios da Prelazia, para que a verdade liberte tantos que vivem na escuridão da verdade e por isso escravos das falsas notícias. 27.05.19

Obs: O autor é membro da organização da Caravana 2016
Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém (PA) e membro do Movimento Tapajós Vivo.
Autor dos livros: Amazônia: o que será amanhã? (Vol I e II) e Uma revolução que ainda não aconteceu.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]