www.diocesedejales.org.br

As investigações levadas em frente pela Polícia Federal, já detectaram um vasto esquema de corrupção, que atinge especialmente a Petrobras. A operação “lava jato” mostrou não só o tamanho das somas envolvidas, mas também a sofisticação dos procedimentos para efetivar o desvio dos recursos, apropriados criminosamente.

Não basta agora identificar os responsáveis e puni-los de maneira adequada Faz-se necessário aproveitar as descobertas realizadas para elaborar procedimentos destinados a coibir a corrupção, evitando que ela se repita.

O país não pode sair desta situação do mesmo modo como entrou. Ele precisa assimilar a experiência, e transformá-la em severas leis, que ajudem a prevenir outras tentativas de corrupção.

O momento de investigação é propício para detectar os caminhos percorridos pelos agentes da corrupção. É então, a melhor oportunidade não só para anular os efeitos perversos, mas para prevenir outras tentativas, descobrindo em tempo suas tramas.

Os roedores descobrem onde se encontram os mantimentos, mas também deixam rastros, onde podem ser surpreendidos.

O Ministério Público Federal, que está levando em frente a investigação, já providenciou também um elenco de leis destinadas a combater a corrupção. Elas estão sendo encaminhadas através do procedimento previsto na Constituição, em forma de “Iniciativa Popular de Lei”.

Concretamente, são dez propostas de leis, que tentam cobrir todo o leque do complexo campo exposto à corrupção.

A Diocese de Jales já emitiu uma declaração, manifestando não só seu apoio a esta iniciativa do Ministério Público Federal, mas se comprometendo a empreender uma campanha de coleta de assinaturas.

Para facilitar o trabalho, a assinatura é aposta ao conjunto das leis apresentadas, identificando-as como “10 MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO”.

Valorizando o contexto da “Semana da Pátria”, a Diocese de Jales, em decisão conjunta do Bispo e dos Padres, vai empreender uma campanha no próximo final de semana, que antecede ao Dia Sete de Setembro. De tal modo que nos dias 05 e 06, sábado e domingo, as folhas de coleta de assinaturas serão colocadas, adequadamente, à disposição dos participantes das celebrações.

A intenção desta iniciativa é transformar a decepção em esperança. O país precisa de instrumentos mais adequados para combater a corrupção. É o que esperamos conseguir com estas “10 MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO”. Vamos assiná-las! 31.08.15

Obs: O autor é Bispo Emérito de Jales. 

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]