Hoje dia 06 de Março de 2019, quarta feira de cinzas, eu os convido a fazer comigo uma reflexão!!!

A pouco mais de 15 anos atrás, tradicionalmente, eu sempre marcava uma Aula especial, no “domingo de carnaval” por volta das 05:30 hs “da manhã” e lembro-me muito saudosamente que “SEMPRE” encontrava o Tatame repleto de Alunos. Mas fazer esse tipo de coisa hoje em dia… tornou-se “um sonho distante”!!!!

Existe uma frase a qual pode ser aplicada hoje com perfeição, e não há como nenhum de vocês que leem esse texto discordar de mim: “Você não pode esperar ter resultados diferentes se faz sempre as mesmas coisas!!!”…

Tem tornado-se cada vez maior a multidão de pessoas que frustram-se na vida, pelo simples fato de haverem perdido a simples capacidade de se auto analisar, e perceber como suas vidas tem sido um constante replicar de fórmulas sociais que enxergam a experiência do desenvolvimento humano como algo parecido a linha de produção de uma fábrica.

Então aquela máxima que afirma “ser o Brasil um país que só começa a funcionar depois do carnaval”, pelo senso comum, tem mostrado-se a cada ano ser uma verdade pétrea e, portanto incontestável.

Seja sincero consigo mesmo e indague se de fato você está fazendo alguma coisa para mudar isso!!!

Na última sexta feira, antes do carnaval, fui fazer minha caminhada matinal diária (aeróbio em jejum) e no trajeto passo por vários colégios e o que constatei foi o seguinte: Uma parte considerável dos colégios já não tinha aula naquele dia… e todo o restante deles encontrava-se de portas abertas para receber os pequenos alunos com a finalidade de participarem de seus eventos “escolares carnavalescos”. Claro que o meu desconforto dizia respeito ao fato de os únicos colégios os quais se dispuseram abrir suas portas não era para formar e sim para “deformar”, então minha esposa falou algo que até então eu não tinha me dado conta: “Puxa vida, eles começam a programar isso desde cedo na cabeça das crianças…”.

Com tudo isso, será que temos mesmo o direito de criticar a Venezuela por estar no 78º lugar no IDH mundial, se o Brasil está no 79º???…

Será que é sábio comemorar o fato de, no “Ranking Internacional da Qualidade Educacional”, o Brasil está na frente da Indonésia, que é o último país colocado???…

Se perguntar a si mesmo o que está fazendo da própria vida, já não surte mais efeito, então pelo menos comece a perguntar o que você está fazendo da vida de seus filhos!!!…

Vale muito apena fazer uma última reflexão: “Fazer o que a maioria faz, não significa que você está fazendo o certo!!!”…

Se para alguns é questão de orgulho ser conhecido como cidadão do país do futebol, carnaval e samba… me desculpe, mas para mim isso é demérito e não tenho orgulho disso!!!

Pare de reclamar dos outros e culpá-los por suas frustrações e comece a fazer diferente a partir de sua própria vida!!!

Obs: Imagem enviada pelo autor

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]