Certamente as urgências vão ser continuidade das diretrizes passadas como a missão, a bíblia, a palavra, a paróquia como comunidade, a vida em abundância. Eu penso que o olhar dessas urgências é que vai ser o acréscimo, o olhar a partir da comunidade, a necessidade de formarmos cada vez mais comunidades que experimentam a fé, que possam conduzir essa fé numa ação concreta, prática, eclesial.

Toda assembleia é um momento muito profundo de comunhão, partilha e solidariedade do episcopado brasileiro. Aqui estão todos os pastores das Igrejas particulares do Brasil então é uma riqueza de experiência, de vivencia eclesial, de experiências pastorais onde cada um aprende com o outro e cada um se enriquece na doação, na entrega, no serviço e, sobretudo, na evangelização.

*Em Aparecida do Norte- SP, dom Gilberto participa da 57ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil.
A tarefa central do encontro é atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil para o quadriênio de 2019 a 2023.

Ao todo participam 309 bispos com direito a voto (cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, prelados, auxiliares e coadjutores), 171 bispos eméritos, dentre eles dom Fernando Panico, e representantes de organismos e pastorais da Igreja que são convidados.

A Assembleia deste ano também elegerá a nova presidência da CNBB para o próximo quadriênio. Além disso, serão eleitos 12 presidentes das Comissões Episcopais Pastorais, o Delegado e o Suplente junto ao Conselho Episcopal Latino Americano (Celam). Os 18 regionais também sairão da assembleia com a nova presidência eleita.

O autor é Bispo Diocesano de Crato.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.

busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços