Rômulo Vieira 1 de abril de 2019

Por que as rosas exalam perfume se estão repletas de espinhos? Parece contraditório, mas será?

Ah! se eu soubesse explicar, parece ser para protegerem-se.

Que bom se não tivessem espinhos, mas como garantir sua singeleza?

Seriam agredidas bruscamente, por tanta beleza.

As vezes nossa alma fica cheia de espinhos

Até mesmo São Paulo sentiu: “Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar”

Sim as vezes somos provocados e temos medo de deixar fluir todo nosso amor.

Aí nos cobrimos, nos desfaçamos para não nos mostrarmos como somos.

Como precisamos crescer, sabermos todo o valor do amor.

E preciso lembrarmos novamente de São Paulo: “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine”.

Precisamos deixar o amor no consumir, mesmo que ele nos deixe ofegantes. Mas sem ele sufocamos…

Em sua simplicidade a poetisa cantou: “um joelho ralado dói bem menos que um coração partido”, mas podemos dizer que apesar da dor nesse coração, as suas cicatrizes lhe tornarão mais próximo do amor pleno. Ele amadurecerá, talvez leve outras espinhadas, mas continuará amando e viverá momentos plenos de felicidade.

Na atualidade vários espinhos nos feriram: o descaso em Brumadinho, a irresponsabilidade no Ninho do Urubu, os horrorosos escândalos de pedofilia, o terror do homem que usava o nome de Deus, a miséria da fome em todo o mundo, as drogas matando os nossos jovens. Com certeza estes espinhos não são como os das rosas. Não nos protege, mas servem para nos fazer refletir a caridade, o amor, a fraternidade a fé. Mostra-nos que mesmo entre tantos espinhos diários podemos nos encaminhar a luz, a paz a solidariedade.

Assim vejamos que, mesmo estes espinhos estando na haste de nossas vidas,  precisamos enxergar que a beleza prevalece, como nas rosas. Na mesma Brumadinho vimos a dedicação daqueles heróis salvadores de vidas, sim aqueles é que são heróis. Mesmo no Ninho do Urubu vimos a determinação de alguns garotos que já fora do perigo, procuraram salvar os colegas. Mesmo sob escândalo o Papa nos mostra seu amor por Nossa Senhora e pelos mais necessitados. Mesmo a fome avançando, revivemos o óbulo da viúva em tantas pessoas. No meio de tanta droga encontramos o médico Denis Mulwege salvando milhares de vítimas de violência sexual no Congo e Nádia Murad que manteve a esperança até a sua sobrevivência nos espinhos do Iraque. Ambos receberam o Nobel da Paz.

Precisamos distribuir mais rosas nesse mundo, elas que para nos presentear são sacrificadas, cortadas de suas bases, mas mesmo assim, nos encantam.

Sim as rosas possuem espinhos, mas são incrivelmente lindas e ainda exalam um perfume sublime.

As rosas estão mais próximas de Deus. Será por isso que elas exalam perfume?

Obs: O autor, Prof. Dr. Rômulo José Vieira é Acadêmico da Academia de Ciências do Piauí; Acadêmico da Academia de Medicina Veterinária do Piauí; Acadêmico correspondente da Academia de Medicina Veterinária do Ceará; Acadêmico correspondente da Academia Pernambucana de Medicina Veterinária.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]