[email protected]
www.palestrantededireito.com.br

Em 27 de fevereiro foi celebrado o Dia Nacional do Idoso.
Gosto de datas comemorativas. São pedagógicas, provocam reflexão. Podem servir para dabates em escolas, igrejas, associações de bairros etc.

O Dia Nacional do Idoso, que deveria ser um dia de comemoração, está sendo uma data de repúdio e revolta, em vista das reformas pretendidas pelo Governo Federal, em prejuízo dos aposentados.

Só mesmo um governo, que se planta no pragmatismo, sem qulquer compromisso com a Ética, poderia pretender realizar reformas tão inadequadas.

Em São Paulo, o protesto teve o toque do genial humor brasileiro. Em ritmo de Carnaval, aposentados levaram macas, cadeiras de rodas e réplicas de caixões para a Avenida Paulista.

Tendo em vista o trágico momento da vida brasileira, cabe fazer uma reflexão ética sobre a terceira idade.

A velhice quase sempre se associa a decrepitude, perdas, inferioridade.

Num tipo de sociedade que se ergue sobre valores materiais, não poderia ser diferente: o desprezo pelo velho está na raiz desse tipo de estrutura social.

Na contramão do sistema, pronuncia-se a Bíblia:
“O cabelo grisalho é uma coroa de esplendor, e obtém-se mediante uma vida justa.” (Provérbios 13, 31).

Para Alceu de Amoroso Lima a velhice não era uma idade de descida, decrepitude. Era uma idade de ascensão, colheita de frutos, aperfeiçoamento da vida, sublimação, vôo.

Na própria existência, Alceu experimentou a velhice que desenhou nos seus livros. Coerente, lúcido, corajoso, intrépido, censurou a ditadura instaurada em 1964, num momento em que essa atitude, assumida por um intelectual de grande prestígio, poderia ocasionar a prisão. Mas quem tinha coragem de prender Alceu, se ele era amigo do Papa…

Contrapondo ao desconforto da idade, há uma grande vantagem nisso de ser velho, É ter muitas  histórias para contar. O jovem também pode ter vivido episódios interessantes. Entretanto, jamais seu patrimônio de reminiscências suplantará o que foi construído pelo time da terceira idade.

A sabedoria popular diz que as cinco maiores vantagens de ser idoso são estas:
1) comprar objetos de qualquer natureza com a garantia de que não chegarão a ficar velhos;
2) poder discutir animadamente sobre planos de aposentadoria com total compreensão dos circunstantes;
3) ter a certeza de que os investimentos em plano de saúde finalmente começam a valer a pena;
4) ser avisado para ir devagar, não pelo policial, mas pelo médico;
5) estar seguro de que os segredos confiados aos amigos da mesma idade estão bem guardados porque serão esquecidos.

Obs: O autor é magistrado aposentado (ES), escritor, professor, palestrante. 
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2197242784380520
É livre a divulgação deste texto, por qualquer meio ou veículo, inclusive através da transmissão de pessoa para pessoa.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]