www.mariainezdoespiritosanto.com

Vermelho/sangue – Vermelho/energia – Vermelho/vida

Quem não conhece a história de Chapeuzinho Vermelho?

Só o fato da lenda sobreviver, contada de geração a geração, já  mostra a importância de seu significado. Apesar das alterações que a narrativa sofreu através dos tempos, os elementos básicos continuam nos dizendo que se trata de uma história sobre a Vida que sempre se renova.
Assim:
É a avó quem faz a roupa vermelha – a cadeia cultural matrilinear está  simbolizada nessa transmissão. Depois esta mesma avó, enfraquecida, precisa ser alimentada através da neta.

É o processo cíclico de vida/morte/vida que vemos se apresentar nessa relação recíproca entre o novo e o velho.

O conto trata da passagem do tempo da ingenuidade da infância, vivido sob a proteção da mãe, para a integração da sabedoria ancestral, simbolizada pela vovozinha.

Atravessar a floresta sozinha e decidir, na encruzilhada, por que caminho seguir, fazem parte do processo iniciático da menina à vida de jovem mulher.

O lobo, nem bom nem mau, selvagem, isto sim, representa a pulsão sexual, latente em cada ser humano, que precisa ser conhecida. Olhos, nariz, orelhas e boca grandes demais falam dos sentidos, aguçados pelos instintos.

Na barriga do animal, uma vez devoradas, se dá a integração da velha sábia com a criança e ao ser trazida outra vez à luz, quando a barriga do lobo é aberta, Chapeuzinho já conhece os prazeres e os riscos da sedução.

Pode, então, optar por ser ou não ser inocente, mas nunca mais voltará a ser ingênua.

*Comentário Geral – Minhas Falas no Programa da TVE

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I