www.mariainezdoespiritosanto.com

Vermelho/sangue – Vermelho/energia – Vermelho/vida

Quem não conhece a história de Chapeuzinho Vermelho?

Só o fato da lenda sobreviver, contada de geração a geração, já  mostra a importância de seu significado. Apesar das alterações que a narrativa sofreu através dos tempos, os elementos básicos continuam nos dizendo que se trata de uma história sobre a Vida que sempre se renova.
Assim:
É a avó quem faz a roupa vermelha – a cadeia cultural matrilinear está  simbolizada nessa transmissão. Depois esta mesma avó, enfraquecida, precisa ser alimentada através da neta.

É o processo cíclico de vida/morte/vida que vemos se apresentar nessa relação recíproca entre o novo e o velho.

O conto trata da passagem do tempo da ingenuidade da infância, vivido sob a proteção da mãe, para a integração da sabedoria ancestral, simbolizada pela vovozinha.

Atravessar a floresta sozinha e decidir, na encruzilhada, por que caminho seguir, fazem parte do processo iniciático da menina à vida de jovem mulher.

O lobo, nem bom nem mau, selvagem, isto sim, representa a pulsão sexual, latente em cada ser humano, que precisa ser conhecida. Olhos, nariz, orelhas e boca grandes demais falam dos sentidos, aguçados pelos instintos.

Na barriga do animal, uma vez devoradas, se dá a integração da velha sábia com a criança e ao ser trazida outra vez à luz, quando a barriga do lobo é aberta, Chapeuzinho já conhece os prazeres e os riscos da sedução.

Pode, então, optar por ser ou não ser inocente, mas nunca mais voltará a ser ingênua.

*Comentário Geral – Minhas Falas no Programa da TVE

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]