Rômulo Vieira 15 de março de 2019

Por que estamos voltando a era da Pedra Lascada? por que alguns homens estão se tornando Brucutus? Hoje a mulher está sendo agredida a todo momento. Certos homens, parecendo não acreditarem em sua masculinidade, precisam de uma terrível afirmação e, talvez por ciúme da grandeza da mulher, sim, desta grandeza, não simplesmente por ciúme, que por si já seria lastimável, mas por ciúme da grandeza da mulher, precisam bater nas mesmas, para provarem que são homens. Coitados, pobres  homens!, Alguns batem e outros chegam ao absurdo do feminicídio. Que homens ridículos! As mulheres, esses seres tão admiráveis, são vistas pelo próprio criador como indispensáveis. O homem sozinho não seria suficiente para que o mundo fosse perfeito. Assim Deus criou o homem e a mulher.

Já escrevi sobre as mulheres: Ah mulheres! e Mulheres Brilhantes, mas essas são infinitamente contínuas e estão sempre nos nossos dias. Especialmente nesse mês de março quanto todas são referenciadas. Essas mulheres estão sempre a nos inspirar. Sejam as mulheres bíblicas, as mulheres históricas, as mulheres dos contos de fada, as mulheres dos sonhos. Elas, são sempre elas, sempre as mulheres a nos conduzir nos inspirar.

Mulheres Bíblicas:

Quem já não conheceu uma mulher que como Ana que apesar de viver toda a tristeza de uma maldição que a sociedade lhe impusera, superou a tudo, nunca desistiu de seus sonhos e com muita fé, conseguiu o seu objetivo, mesmo já na velhice, teve seu filho Samuel, um dos maiores profetas?

Quantas Madalenas nós já encontramos no nosso dia a dia. Quantos demônios, no mundo de hoje, vimos ser expulsos delas, como Cristo, por seu amor, expulsou de Maria Madalena?. Essa mulher nos inspira o amor, o amor vivido pelo próprio Cristo. Quantas Madalenas passaram por nossas vidas?

E aquelas mulheres sábias, em superar crises, como a Miriam. Moisés foi escolhido para ter uma irmã determinada e de imensa sabedoria. Moisés deveu sua vida a Miriam. E nós, quantas Mirians nós já tivemos na vida? Salvando-nos de armadilhas, de encruzilhadas, de caminhos escuros.

E como saber quem foi ou continua sendo a nossa Raabe? Que nos esconde dos inimigos, mostrando-nos o grande amor de Deus por nós, ajudando-nos a encontrar o caminho ao Pai, fortalecendo-nos nesta busca constante.

As vezes procuramos saciar nossa sede. Sede de justiça, sede de conhecimento, sede de amor, sede de esperança, sede de  paz, enfim saciar nossa sede. Quantas vezes já encontramos a Samaritana em nossas vidas?

Lembrando a história:

Cleópatra provavelmente permeou os sonhos de muitos. Era incrivelmente inteligente, e aliando-se a isso, sua irreparável fascinação conseguiu manter muitos reis da antiguidade ao seu lado. Foi capaz de governar um dos maiores reinos de sua época, sendo rainha do Egito. Mulher extremamente sedutora e amante das mais fervorosas. conquistando tantos reinos. Mulher que sem dúvida inspira o poder, o desejo, o amor, a busca da felicidade, inspira os homens.

Joana D’Arc que mulher extraordinária. Além de suas virtudes como guerreira, ainda vivia sob a inspiração de seus mentores São Miguel, Santa Catarina e Santa Margarida e, sob essa tutoria, recuperou a honra e a auta-estima  franceses. Que mulher inspiradora!, que mulher a ser seguida, para nunca deixarmos nos aprisionar.

Contos de Fadas.

Será que já fomos um dos sete anões  de uma  Branca de Neve. Quantas vezes fomos Dunga que, mesmo competindo, era querido por todos. Vivemos o Zangado quando aquela bela não nos percebeu? Demos uma de Mestre para conquistar uma princesa? Nos apresentamos como o Dengoso para tentar os afagos da musa? Quem sabe pensamos em ser o Soneca, para passarmos mais tempo sonhando com a amada. Talvez tenhamos vivido o Atchim, que mesmo sofrendo as crises alérgicas suportávamos aquele perfume da namorada que não era um Chanel N° 5. Qual deles não importa, o que queríamos mesmo era ser o Feliz.

E as mulheres dos sonhos? Estas continuam nos sonhos de cada um. Não vou “mexer” com isto.

Ah falar das mulheres, pessoas incríveis é sempre difícil e nos parece intermináveis as narrações que nos inspiram e que poderiam ser modelos pra tantos. Mas dentre todas as mulheres uma é de incontestável grandeza: Maria Nossa Senhora, nossa mãe celeste. Ela representa a perfeição e nos conduz a sua representante mais fiel na terra: nossa mãe humana. Nossa Senhora representa todas as virtudes das mulheres e por isso se incorpora em nossas mães. Estas também, por graça da Virgem, também são divinas. Elas superam nossas dificuldades, nos tornam uma fortaleza, nos inspiram e nos fazem sonhar, nos abrem caminhos, nos guardam elas são dignas representantes de Maria na terra.

Maria em sua plenitude representa todas as mulheres. A família nas pessoas de nossas esposas, nossas filhas a quem amamos. Nossas irmãs que traduzem tanto carinho. Nossas tias sanguíneas  e nossas tias professoras da infância que nos ajudaram a crescer, a quem respeitamos. Nossas amigas a quem admiramos. Maria guarda todas no peito.

Em nome da Celestial Mãe e de todas as mães terrenas apresento meus votos de milhões de felicidades a todas as mulheres, heroínas, fadas e poderosas, nesse mês dedicado a elas.

Obs: O autor, Prof. Dr. Rômulo José Vieira é Acadêmico da Academia de Ciências do Piauí; Acadêmico da Academia de Medicina Veterinária do Piauí; Acadêmico correspondente da Academia de Medicina Veterinária do Ceará; Acadêmico correspondente da Academia Pernambucana de Medicina Veterinária.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]